Quais são os glicosídeos cardiotônicos que podem ser usados no tratamento da insuficiência cardíaca?

Índice

Quais são os glicosídeos cardiotônicos que podem ser usados no tratamento da insuficiência cardíaca?

Quais são os glicosídeos cardiotônicos que podem ser usados no tratamento da insuficiência cardíaca?

Os digitálicos ou glicosídeos cardíacos são substâncias que derivam de plantas da família da dedaleira (Digitalis sp.). Apresentam alta eficácia no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e remodelagem cardíaca, sendo utilizada para este fim desde o século XIX.

Deve-se interromper o uso de digoxina em paciente com insuficiência cardíaca e função ventricular normal?

Deve-se evitar o tratamento com Digoxina em pacientes com insuficiência cardíaca associada à amiloidose cardíaca. Entretanto, se os tratamentos alternativos não forem apropriados, pode-se usar Digoxina para controlar a frequência ventricular de pacientes com amiloidose cardíaca e fibrilação atrial.

O que é importante monitorar no paciente que toma digoxina?

Pacientes que recebem Digoxina® devem ter eletrólitos plasmáticos e função renal (concentração de creatinina plasmática) periodicamente avaliados; a frequência destas avaliações dependerá dos ajustes clínicos. A hipocalemia sensibiliza o miocárdio para as ações dos glicosídeos cardíacos.

Qual o mecanismo de ação da digoxina no coração com insuficiência?

Mecanismos de ação A digoxina exerce seu efeito inotrópico positivo através da inibição da bomba de Na+/K+ nos miócitos cardíacos. Para isso, liga-se na porção extracelular da subunidade da Na+/K+ -ATPase, inibindo-a.

Quais são os tipos de fármacos Inotrópicos utilizados no tratamento da insuficiência cardíaca?

Siga-nos:
ClasseMecanismo de ação
AdrenalinaCatecolaminasAgonista α e β adrenérgico
DobutaminaCatecolaminasAgonista β adrenérgico
DopaminaCatecolaminasAgonista α e β adrenérgico e dopaminérgico
MilrinonaInibidores da fosfodiesteraseAumento de AMPc por inibição de PDE‐III

Como os digitálicos podem melhorar um quadro de insuficiência cardíaca?

Os digitálicos podem reduzir as concentrações plasmáticas de renina em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada avançada, causando vasodilatação periférica. Em pacientes sem insuficiência cardíaca, os digitálicos podem aumentar a vasoconstrição.

Qual o principal cuidado de enfermagem ao paciente que utiliza drogas Digitálicas?

Para evitar a intoxicação digitálica, a enfermagem deve: Verificar o pulso antes de cada dose de digitálico (não administrar se estiver menor que 60 bpm); Avisar o enfermeiro (a) ou o médico se houver a bradicardia; Reconhecer os sintomas de intoxicação e avisar o médico ou o enfermeiro.

Qual medicamento poderia substituir a digoxina?

Cardilol® é um medicamento usado para tratar insuficiência cardíaca congestiva (insuficiência do Page 5 CARD_V.10-15 coração), angina do peito (dor no peito de origem cardíaca) e hipertensão arterial (pressão alta).

Qual o melhor horário para tomar digoxina?

A digoxina deve ser tomada por via oral com um copo de água, antes ou após uma refeição, sempre no mesmo horário, na dose e pelo período de tempo estabelecido pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente.

Qual o efeito da Digitoxina na frequência cardíaca?

A digoxina é um remédio da classe dos antiarrítmicos e cardiotônicos, que age aumentando a força dos batimentos cardíacos e melhorando o ritmo do coração, indicada para tratamento de problemas do coração como insuficiência cardíaca congestiva ou arritmias, podendo ser usada em adultos e crianças.

Qual o tratamento mais antigo para a insuficiência cardíaca?

Digoxina, um dos medicamentos mais antigos para o tratamento da insuficiência cardíaca, aumenta a força de cada batimento cardíaco e diminui a frequência cardíaca quando esta é muito rápida.

Qual é a causa da disfunção cardíaca?

A IC é uma síndrome clínica definida pela disfunção cardíaca que causa suprimento sanguíneo inadequado para as demandas metabólicas dos tecidos. Cerca de 60% dos casos de IC ocorrem por um déficit na contratilidade ventricular (disfunção sistólica) sendo a disfunção diastólica responsável pelos 40% restantes.

Qual o medicamento mais indicado para pessoas com insuficiência cardíaca?

Para todas as pessoas com insuficiência cardíaca, a espironolactona é o diurético poupador de potássio mais indicado e pode ser usado a menos que haja uma grave redução da função renal. Esse medicamento pode aumentar a sobrevida de pessoas com insuficiência cardíaca.

Qual a terapia da insuficiência cardíaca?

A terapia da insuficiência cardíaca compreende os seguintes fármacos: diuréticos, inibidores da ECA, betabloqueadores, digitálicos, agentes inotrópicos (inibidores de fosfodiesterase e dobutamina). De acordo com o grau da insuficiência pode ser utilizado associação destes fármacos.

Postagens relacionadas: