O que é ativo fiscal corrente?

Índice

O que é ativo fiscal corrente?

O que é ativo fiscal corrente?

Reconhecimento de passivos e ativos fiscais correntes Se o valor já pago relacionado aos períodos atual e anteriores exceder o valor devido para aqueles períodos, o excesso deve ser reconhecido como ativo.

Como se formam os ativos e passivos fiscais diferidos?

19.2.3.24 – A maioria dos ativos e passivos fiscais diferidos surge da inclusão de receita ou despesa no lucro contábil, em um exercício diferente daquele em que é tributável ou dedutível, devendo a contrapartida desse diferimento ser reconhecida na demonstração do resultado do exercício.

Quando um passivo fiscal diferido deve ser reconhecido?

De acordo com o item 58, mudanças subsequentes no passivo fiscal diferido devem ser reconhecidas no resultado como despesa (receita) de tributo diferido. (b) no momento da transação não afeta nem o lucro contábil nem o lucro tributável (prejuízo fiscal).

Que situações dão origem ao reconhecimento de ativos ou passivos por impostos diferidos?

A maioria dos passivos e ativos fiscais diferidos surge da inclusão de despesa ou receita no lucro contábil em um período diferente daquele em que é tributável ou dedutível. A contrapartida desse diferimento deve ser reconhecida na demonstração do resultado.

O que são tributos correntes a recuperar?

Despesa tributária (receita tributária) é o valor total incluído na determinação do lucro ou prejuízo para o período relacionado com o tributo sobre o lucro corrente ou diferido. Tributo corrente é o valor do tributo devido (recuperável) sobre o lucro tributável (prejuízo fiscal) do período.

O que são ativo e passivo fiscal?

Base fiscal de ativo ou passivo é o valor atribuído àquele ativo ou passivo para fins fiscais. A despesa tributária (receita tributária) compreende a despesa tributária corrente (receita tributária corrente) e a despesa tributária diferida (receita tributária diferida).

O que é imposto de renda diferido ativo?

Imposto diferido através da contabilidade O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.

O que é ativo e passivo diferido?

Passivo fiscal diferido: é referente ao valor do imposto que será cobrado sobre o lucro futuramente. Ativo fiscal diferido: está relacionado ao valor do imposto que será cobrado, levando em consideração o lucro recuperável no futuro.

O que é um passivo fiscal diferido?

Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.

Como contabilizar ativo fiscal diferido?

Um ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para o registro de prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados na medida em que seja provável que estarão disponíveis lucros tributáveis futuros contra os quais os prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados possam ser ...

Como devem ser contabilizados os ativos fiscais diferidos?

Já os ativos fiscais diferidos devem ser contabilizados dessa forma para as diferenças temporárias dedutíveis, quando for possível provar a ocorrência de lucro tributável futuramente.

Quais são os ativos fiscais diferidos?

Ativos Fiscais Diferidos são os valores do imposto de renda e da contribuição social a recuperar em períodos futuros com relação a: a) diferenças temporárias dedutíveis;

Qual a contabilização de um ativo ou passivo?

2. A contabilização de um ativo ou passivo enseja que a recuperação ou liquidação de seus valores possa produzir alterações nas futuras apurações de imposto de renda e contribuição social, através da sua dedutibilidade ou tributação.

Qual a diferença entre o tributo e o passivo não circulante?

A diferença visível será no Balanço Patrimonial, afinal o tributo será classificado no Passivo Não Circulante, como Tributo Diferido e não no Passivo Circulante como Tributo a Pagar. O Pronunciamento Técnico CPC 32 - Tributos sobre o Lucro dispõe:

Postagens relacionadas: