O que fazer p mudar os documentos de casado para solteira?
Índice
- O que fazer p mudar os documentos de casado para solteira?
- Como mudar o nome de casada para divorciada no CPF?
- Como fica os documentos depois do divórcio?
- Como mudar o nome da mãe na identidade?
- Como lidar com o divórcio?
- Será que a mudança do nome após o divórcio é obrigatória?
- Como fazer averbação do divórcio?
- Quem pode pedir a certidão de divórcio?
O que fazer p mudar os documentos de casado para solteira?
Basta se dirigir a qualquer cartório eleitoral e solicitar a alteração do nome. Para isso, é preciso apresentar a certidão de casamento original e uma cópia para efetuar a alteração cadastral.
Como mudar o nome de casada para divorciada no CPF?
Poucas pessoas se dão conta que, ao casar e optar pela alteração de nome, elas precisam atualizar o nome de solteiro(a) para o nome de casado(a) também no CPF. O mesmo vale para os casos de divórcio. Existem, basicamente, duas formas de alterar o CPF: pela internet ou em uma entidade conveniada da Receita Federal.
Como fica os documentos depois do divórcio?
A Certidão de Casamento Averbada é a prova do divórcio, ou seja, o documento que comprova perante os outros que o casal está separado ou divorciado. Essa certidão é fundamental na hora de mudar o sobrenome nos documentos pessoais.
Como mudar o nome da mãe na identidade?
Não é obrigatória a atualização do nome da mãe em casos de divórcio e/ou novas núpcias. Mas, se você quiser atualizar o nome dela nos seus documentos, deverá, sim, requerer primeiro a alteração no seu assento de nascimento, diretamente no cartório.
Como lidar com o divórcio?
Atualmente, o divórcio não tem o efeito de cancelar automaticamente o uso do sobrenome do ex-marido ou da ex-mulher nos documentos. Se você se divorciou e não sabe como reverter seu sobrenome para o de solteiro, leia aqui todas as informações necessárias para saber como lidar com a burocracia.
Será que a mudança do nome após o divórcio é obrigatória?
A mudança do nome após o divórcio é obrigatória? Não, ela é opcional, assim como o uso do sobrenome do marido ou da mulher após o casamento. Por isso, o uso ou não do sobrenome do cônjuge é uma decisão que deve ser muito bem pensada para evitar problemas burocráticos futuros.
Como fazer averbação do divórcio?
Com a manifestação de retirada do sobrenome dentro do processo de divórcio, com a sua decretação, ou seja, quando se der finalmente o divórcio, a pessoa poderá trocar o seu registro civil fazendo a averbação do divórcio. Leia também nosso artigo sobre divórcio Extra judicial.
Quem pode pedir a certidão de divórcio?
A certidão de divórcio pode ser pedida por: qualquer um dos membros do casal que se divorciou. por alguém com procuração de qualquer um dos membros do casal que se divorciou.