Como calcular o Imposto sobre o lucro imobiliário?

Índice

Como calcular o Imposto sobre o lucro imobiliário?

Como calcular o Imposto sobre o lucro imobiliário?

Para a determinação da base de cálculo (lucro imobiliário) será realizado o cálculo da diferença entre o custo de aquisição do imóvel e o valor da venda. Na regra geral, o custo do imóvel é o que consta da declaração do imposto de renda.

Posso atualizar o valor do imóvel no imposto de renda todo ano?

De acordo com a Receita Federal, o valor a ser declarado deve ser o pago na compra do imóvel, aquele firmado em contrato. Preciso atualizar o valor do imóvel no imposto de renda todo ano? Certo, vamos supor que você comprou um imóvel por uma bagatela e numa boa região.

Como definir o valor de venda de um imóvel?

Para definir o valor de venda de um imóvel de forma consistente, existem inúmeros critérios a se levar em consideração. Este é uma assunto muito importante e levado muito a sério para nós da Loft, e já escrevemos sobre como precificamos um bem imobiliário anteriormente aqui no blog.

Qual o valor final de um imóvel?

Um valor muito baixo pode fazer com que o vendedor tenha prejuízo e perca dinheiro, principalmente se trabalhar com mercado imobiliário e compra e venda de imóveis. Ao mesmo tempo, um valor muito acima da média pode dificultar e até impossibilitar a venda. Porém, antes de falar sobre o valor final do seu imóvel, é hora de dar um passo para trás.

Qual o valor do imóvel que você comprou?

Porém, você precisa declarar que vendeu e qual foi o valor. A diferença entre eles, o seu lucro, também deve ser informado. Seguindo no exemplo acima, você comprou e declarou por R$ 300 mil reais e não foi preciso atualizar o valor do imóvel no Imposto de Renda, pois não houve benfeitorias, mas ele vale agora R$ 1 milhão.

Postagens relacionadas: