Qual o mecanismo de ação dos analgésicos opioides?

Índice

Qual o mecanismo de ação dos analgésicos opioides?

Qual o mecanismo de ação dos analgésicos opioides?

Os opióides atuam promovendo a abertura dos canais de potássio e a inibição da abertura de canais de cálcio controlados por voltagem. Causando assim, hiperpolarização e redução da excitabilidade neuronal. Além disso, ocorre redução da liberação de transmissores (pela inibição da entrada de Ca2+).

Como os opioides atuam?

Os opióides atuam a nível celular ligando-se aos receptores opióides presentes em todo sistema nervoso central (SNC), especialmente no núcleo do trato solitário, área cinzenta periaquedutal, córtex cerebral, tálamo e substância gelatinosa da medula espinhal.

São analgésicos opioides?

Analgésicos opioides (algumas vezes chamados narcóticos) são eficazes para muitos tipos diferentes de dor. Geralmente são os analgésicos mais fortes. Os opioides são quimicamente relacionados à morfina, uma substância natural extraída da papoula.

Como os opioides inibem a dor?

Existe, também, um outro mecanismo descrito a nível celular, no qual os opioides promovem a inibição da transmissão GABAérgica em um circuito local, como o tronco cerebral, onde o GABA age inibindo o neurônio inibitório da dor. Essa ação inibitória do opioide tem o efeito de excitar o circuito inibitório descendente.

O que é um medicamento opioide?

Os opioides são utilizados individualmente ou associados com medicamentos não-opioides para o tratamento da dor moderada a severa. Os opioides são muito parecidos com substâncias naturais (endorfinas) produzidas pelo organismo para controlar a dor.

Como agem os medicamentos analgésicos opióides e não opióides?

Os medicamentos não-opióides ou não narcóticos, como o acetaminofeno e os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), controlam a dor leve a moderada. Alguns podem ser comprados sem receita médica. O acetaminofeno alivia a dor da mesma maneira que os AINEs, mas não reduz a inflamação, assim como estes últimos.

Quais são os medicamentos opióides?

Opioides mais frequentemente usados contra a dor oncológica

  • Tramadol.
  • Hidromorfona.
  • Metadona.
  • Morfina.
  • Oxicodona.
  • Hidrocodona.
  • Oximorfona.
  • Fentanil.

O que é um opióide?

[ Farmácia ] Diz-se de ou substância, natural ou sintética, que possui propriedades e efeitos semelhantes aos do ópio. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: opioide.

Quais são os receptores opioides analgésicos?

Existem três tipos de receptores opioides, denominados µ, б e κ (mu, delta e capa), que medeiam os principais efeitos farmacológicos dos opiácidos, inclusive alguns efeitos indesejáveis tais como depressão respiratória, euforia, sedação e dependência. Os opioides analgésicos são em sua maioria agonistas dos receptores µ.

Como funcionam os analgésicos opiáceos?

Os analgésicos opiáceos, como dissemos, se ligam aos receptores opioides no sistema nervoso central. Embora existam principalmente 4 tipos de receptores, apenas 3 deles atuam na dor: μ, κ e δ (mu, kappa e delta).

Qual o mecanismo de ação dos opióides?

Mecanismo de ação: todos os opióides agem através dos seus receptores que estão amplamente distribuídos no cérebro, e que pertencem à família dos receptores acoplados à proteína G. Todos os três subtipos de receptores exercem esse efeito, além de exercerem efeitos sobre canais iônicos através de um acoplamento direto da proteína G ao canal.

Quais são os analgésicos não-narcóticos?

Analgésicos Não-Narcóticos O paracetamol e a dipirona são os analgésicos não-narcóticos mais comumente empregados sem prescrição médica. A dipirona começou a ser usada no combate à febre e à dor em 1922, na Alemanha.

Postagens relacionadas: