Para que serve os AINEs?

Índice

Para que serve os AINEs?

Para que serve os AINEs?

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. São utilizados principalmente no tratamento da inflamação, dor e edema, como também nas osteoartrites, artrite reumatoide e distúrbios músculo-esqueléticos.

Qual o mecanismo de ação dos AIES?

3.2.1 Mecanismo de ação dos anti-inflamatórios esteroidais Os glicocorticoides atuam na inibição das COXs, fazendo com que os genes de transcrição destas enzimas não sejam expressos, suprimindo assim a produção de prostaglandinas, por exemplo, e isso acontece através de ligações intracelulares.

Quais os principais efeitos dos AINEs?

Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.

O que são os AINEs em Farmacologia?

Os anti-inflamatórios não esteroides, também conhecidos como AINEs, são aplicados no tratamento de dores crônicas e agudas advindas de processo inflamatório. Constituem-se como medicamentos analgésicos simples que atuam, juntamente ao paracetamol, como o 1º grau da escala de dor da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como são classificados os AIES?

ANTI-INFLAMATÓRIOS ESTEROIDAIS (AIES) Mineralocorticoides e glicocorticoides são corticosteroides produzidos pela glândula suprarrenal. (FUCHS E WANMACHER, 1998). Os glicocorticoides podem ser naturais ou sintéticos e atuam sobre diversos sistemas orgânicos, possuindo potente efeito anti-inflamatório e imunossupressor.

Qual é o principal efeito adverso observado com o uso de AINEs altamente seletivos da COX-2?

Alterações renais Todos os AINEs, independente se inibem a COX 1 ou COX 2, podem provocar lesão renal. Isso porque tanto a COX 1 quanto a COX 2 estão expressas constitutivamente nos rins, e, em sua normalidade, mantêm a taxa de filtração glomerular (TFG).

Quais os usos clínicos dos AINEs qual a consequência dos AINEs na gravidez terceiro trimestre?

De qualquer modo, o ácido acetilsalecílico e outros AINEs devem ser interrompidos antes do terceiro trimestre, a fim de evitar complicações como prolongamento do trabalho de parto, maior risco de hemorragia pós-parto, fechamento prematuro do ducto arterioso e hipertensão pulmonar no feto ou neonato.

Qual a finalidade dos AINEs?

Como o próprio nome diz, uma das finalidades importantes dos AINEs é o efeito anti-inflamatório, mas outros efeitos também importantes podem ser obtidos a partir do uso de tal classe medicamentosa. Por exemplo, na febre, os AINEs podem ser utilizados.

Como os AINEs devem ser usados?

Os AINEs devem ser usados com cautela, por exemplo, em pacientes com história de problemas gastrointestinais e em pacientes que sofrem de síndrome do intestino irritável. Isso ocorre porque os AINEs estão associados a um risco aumentado de sangramento gastrointestinal e formação de úlcera.

Quais são os AINEs usados hoje em dia?

A maioria dos AINEs usados hoje em dia inibe não seletivamente as isoformas COX-1 e COX-2, ou possui seletividade moderada para a isoforma constitutiva COX-1. Uma exceção é a nabumetona, que inibe preferencialmente a COX-2, com incidência menor de efeitos colaterais ulcerogênicos.

Quais são as indicações para AINEs?

As indicações para AINEs incluem as seguintes: Condições inflamatórias Doença crônica das articulações Dor musculoesquelética Cefaleia Dor menstrual Dor de dente Dor pós-operatória leve a moderada

Postagens relacionadas: