Para que serve o cloranfenicol?

Índice

Para que serve o cloranfenicol?

Para que serve o cloranfenicol?

Cloranfenicol comprimidos revestidos é indicada nas seguintes condições: Infecções por Haemophilus influenzae, principalmente tipo B: meningites, septicemia, otites, pneumonias, epiglotites, artrites, osteomielites, etc. Febre tifóide e salmoneloses invasivas (inclusive osteomielite e sepse).

Qual o mecanismo de ação do cloranfenicol?

Mecanismo de Ação do Cloranfenicol O cCloranfenicol inibe a síntese de proteínas nas bactérias e, em menor grau, nas células eucarióticas. O fármaco penetra rapidamente nas células bacterianas, provavelmente por difusão facilitada.

O que o cloranfenicol inibe?

O cloranfenicol se liga à subunidade 50S do ribossomo, inibindo a síntese protéica da bactéria, tendo, assim, ação bacteriostática. Porém, pode ser bactericida contra algumas espécies como S. pneumoniae, H. influenzae e N.

Como é produzido o cloranfenicol?

O Cloranfenicol é uma substância produzida pelo crescimento de certas cepas do Streptomyces venezuelae, e que atualmente é produzido industrialmente, na maioria das vezes.. O Cloranfenicol age interferindo na síntese protéica bacteriana e atua principalmente como bacteriostático.

Qual o efeito do cloranfenicol nas bactérias?

(UFSCAR 2004) A droga cloranfenicol tem efeito antibiótico por impedir que os ribossomos das bactérias realizem sua função. O efeito imediato desse antibiótico sobre as bactérias sensíveis a ele é inibir a síntese de: ATP. DNA.

Quais as características do cloranfenicol?

Cloranfenicol tem atividade antibiótica idêntica à do produto natural. Antibiótico isolado de culturas de Streptomyces venezuelae em 1947, atualmente é produzido sinteticamente. Age interferindo na síntese proteica bacteriana e atua principalmente como agente bacteriostático.

Porque o cloranfenicol não pode ser usado durante a lactação?

Uso durante a Lactação O Cloranfenicol passa para o leite materno, podendo provocar depressão medular ou síndrome cinzenta do recém-nascido.

Por que não se obteve melhora clínica com o cloranfenicol?

O efeito adverso mais grave do cloranfenicol é a depressão medular (quando a medula óssea produz em quantidade insuficiente as células sanguíneas) que pode assumir duas formas diferentes.

Por que o cloranfenicol deve ser utilizado no tratamento de infecções virais?

O cloranfenicol não deve ser utilizado no tratament o de infecções triviais ou aonde não é indicada, tal como em, gripe, infecções virais (influenza), infecções de garganta ou como um agente profilático para prevenir infecções bacterianas.

Quais são as contraindicações do cloranfenicol?

Quais as contraindicações do Cloranfenicol? Cloranfenicol é contraindicado a pacientes que apresentem hipersensibilidade ao Cloranfenicol, seus derivados ou a qualquer componente da fórmula. Cloranfenicol é também contraindicada a pacientes portadores de depressão medular, discrasias sanguíneas ou insuficiência hepática.

Como o cloranfenicol é usado no tratamento da conjuntivite bacteriana?

O cloranfenicol ainda é ocasionalmente usado em preparações tópicas (pomadas e colírios) para o tratamento da conjuntivite bacteriana. Existem relatos de casos isolados de anemia aplástica após o uso de colírios de cloranfenicol, mas estima-se que o risco seja da ordem de menos de um em 224.716 prescrições.

Postagens relacionadas: