O que a falta de endorfina pode causar?

Índice

O que a falta de endorfina pode causar?

O que a falta de endorfina pode causar?

É o neurotransmissor responsável por promover sensação de prazer e bem-estar. A ausência dessa substância no cérebro pode causar de mau humor a depressão. É liberada no organismo como um analgésico diante das situações de dificuldades, como dor e estresse, com o objetivo de amenizá-los.

Quando a endorfina e liberada?

A sensação de prazer que acontece após a atividade física resulta, justamente, da liberação de endorfina. No entanto, vale destacar que atividades físicas esporádicas podem não serem suficientes para que o neuro-hormônio seja liberado de forma contínua, mantendo o bem-estar constante.

Onde se localiza a endorfina?

Alguns alimentos, além de saudáveis, podem estimular a produção de endorfina. Entre eles estão as fontes de proteína, como carnes, ovos, leites e seus derivados. Além disso, eles possuem serotonina, outro neurotransmissor que eleva as sensações de prazer e bem-estar.

Quais os benefícios da endorfina no corpo?

Ao promover uma sensação geral de bem-estar, as endorfinas proporcionam muitos benefícios, incluindo:

  • Alívio da depressão.
  • Redução do estresse e da ansiedade.
  • Aumento da autoestima.
  • Redução de peso.
  • Ajuda a lidar com a dor do parto.

Qual é o hormônio responsável pela tristeza?

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

Onde encontrar endorfina e serotonina?

Um programa em boa companhia tem potencial para liberar endorfina no organismo. Isso ocorre porque as interações sociais positivas estimulam a liberação de serotonina, atuando na mesma área do cérebro ligada ao efeito de drogas. Chocolate, pimenta, aveia, alface e sementes de abóbora e girassol.

Quais exercícios liberam endorfina?

Todas as atividades servem para liberar a endorfina, porém as mais praticadas são: corridas, caminhadas, andar de bicicleta e natação. Os esportes de raquete, como tênis, squash e beachtennis também são ótimas alternativas.

O que liberamos quando treinamos?

Hormônio do crescimento Ele ajuda também a síntese proteica, então melhora as condições do corpo na hora do exercício físico para construir a fibra muscular, além de ajudar nos treinos, pois diminui o tempo de recuperação.

O que libera a endorfina?

Chocolate meio amargo tem alto teor de triptofano e estimula a produção de endorfina. Quem é que não gosta de se deliciar com uma boa barra, ou doce de chocolate? Esse alimento também é fonte do aminoácido triptofano e, por isso, estimula a produção dos hormônios serotonina e endorfina.

Como estimular a produção de endorfina no organismo?

Aliás, essas não são as únicas consequências ocasionadas pela baixa produção de endorfina no organismo. Outros malefícios causados por índices insuficientes desse hormônio no corpo são: ansiedade constante. Como estimular sua produção no organismo?

Como liberar a endorfina do corpo?

Essa substância, que ativa naturalmente as melhores sensações de humor, adrenalina e disposição no nosso corpo, é uma fonte fundamental para quem busca ter mais energia e motivação no dia a dia, melhorando também o nosso bem-estar físico e mental. Mas, você sabe realmente como liberar a endorfina ao seu favor e de maneira correta?

Será que você precisa de endorfina?

Então, é de endorfina que você precisa! Aliás, essas não são as únicas consequências ocasionadas pela baixa produção de endorfina no organismo. Outros malefícios causados por índices insuficientes desse hormônio no corpo são: alterações de humor; dores no corpo; irritabilidade; ansiedade constante.

Por que a endorfina traz benefícios para o corpo?

Enfim, a endorfina traz uma série de benefícios para o nosso corpo. Se você sente que precisa de mais ânimo em sua rotina, aposte em uma alimentação saudável e pratique atividades físicas regularmente. E aí, gostou do conteúdo?

Postagens relacionadas: