Como lidar com mutismo seletivo?

Índice

Como lidar com mutismo seletivo?

Como lidar com mutismo seletivo?

O tratamento para o mutismo seletivo consiste em sessões de psicoterapia, em que o psicólogo traça estratégias que estimulem a comunicação da criança, além de explorar técnicas que avaliam o seu comportamento.

O que o mutismo?

O Mutismo Seletivo é uma fobia que pode se manifestar na escola principalmente entre crianças de 3 a 6 anos de idade. O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil complexo que caracteriza-se pela dificuldade de um indivíduo se comunicar verbalmente em determinadas situações sociais.

Como trabalhar com aluno que não fala?

Em relação à comunicação, você não precisa buscar um modelo, uma forma pronta, você precisa criar um vínculo, até mesmo pelo olhar ou gestos, que muitas vezes dizem mais que uma linguagem oral, respeitando o ritmo do aluno.

Como trabalhar com crianças com mutismo seletivo?

Pedir a colaboração dos colegas para que ajudem a criança com Mutismo Seletivo a sentir-se feliz e aceite no grupo, evitando situações de insulto, intimidação ou troça à criança. Não tornar a criança o centro das atenções, visto que tal aumenta a sua ansiedade. Conceber atividades que impliquem o contacto físico.

O que é autismo seletivo?

O mutismo seletivo é um transtorno de ansiedade infantil em que a criança é incapaz de falar em alguns ambientes e com algumas pessoas. Geralmente, ela pode falar normalmente em casa, por exemplo, ou quando está sozinha com seus pais.

O que é o mutismo eletivo?

Segundo ele, o mutismo eletivo pode ser chamado também de Transtorno da Comunicação Social. Ela ocorre quando a criança passa a não falar em determinados lugares ou com determinadas pessoas. Ou seja, ela passa a escolher com quem ela conversa ou responde.

O que é mutismo Acinetico?

O mutismo acinético é entendido como diversos estados patológicos em que a vigília parece intacta, mas a comunicação com o ambiente está abolida ou seriamente dificultada.

Como estimular a linguagem de uma criança que não fala?

Use sinais A aprendizagem da fala começa pelos sinais não verbais. Conecte palavras à ações simples, como dar 'oi' e 'tchau', fazendo gestos com as mãos. Da mesma forma, quando estiver conversando com seu filho, aponte para os objetos que manusear, como livros e brinquedos.

Como alfabetizar autista que não fala?

Ensine usando exemplos de palavras que a criança usa bastante, como P de “pai” por exemplo, relacionando sempre a objetos e elementos de seu dia-a-dia. Livros sobre o alfabeto podem ajudar nesse processo, com estímulos visuais que a criança assimila a cada letra.

Postagens relacionadas: