O que é monopólio e dê exemplos?

Índice

O que é monopólio e dê exemplos?

O que é monopólio e dê exemplos?

O termo “monopólio” é uma palavra derivada do grego monos, que significa “um”, e polein que significa “vender”. Nesse tipo de estrutura, uma única empresa tem o controle sobre a venda de um determinado produto ou serviço, podendo, assim, definir os preços que desejar, uma vez que não existe concorrência.

Qual é o efeito que o monopólio e oligopólio geram no mercado?

A situação é muito parecida com a que ocorre nos monopólios: o baixo número de concorrentes facilita a influência de empresas já atuantes no mercado e dificulta a entrada de novos agentes econômicos. Quando há oligopólio, também pode ocorrer a formação de trustes e cartéis.

Qual a vantagem do monopólio?

A grande vantagem do monopólio é não haver concorrência, sendo extremamente rentável e com custos baixos pelas inovações tecnológicas. Essa vantagem também tem como consequência a maior racionalidade e capacidade de fazer planejamentos a longo prazo pela segurança do futuro.

O que é o monopólio do comércio?

Monopólio Comercial Ocorre quando somente uma empresa comanda um mercado específico e compete apenas a ela fornecer determinado produto ou serviço. Nesse tipo de modalidade os preços são altos porque não existe concorrência.

O que são monopólios comerciais Cite um exemplo?

Monopólio Comercial Ocorre quando somente uma empresa comanda um mercado específico e compete apenas a ela fornecer determinado produto ou serviço. Nesse tipo de modalidade os preços são altos porque não existe concorrência. Isso prejudica a economia.

Quais são os tipos de monopólio?

Quais os principais tipos de monopólio?

  • Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
  • Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
  • Concorrência monopolística.

Quais são os efeitos que um monopólio pode causar?

As grandes desvantagens de um monopólio são o preço mais alto e a quantidade ofertada menor em relação à concorrência perfeita, no entanto, o monopolista não pode cobrar “o preço que quiser” por um determinado produto ou serviço, pois se cobrasse um preço muito alto, acabaria vendendo muito pouco e teria um lucro muito ...

Postagens relacionadas: