Qual exame para detectar ATM?

Índice

Qual exame para detectar ATM?

Qual exame para detectar ATM?

Com o exame de Ressonância Magnética de Articulação Temporomandibular (Bilateral) diagnosticamos disfunções da ATM, que causam fortes dores de cabeça, e podemos observar fraturas, desgastes e degeneração da articulação, além de artrite e deslocamento do disco articular da ATM.

Como é feito o diagnóstico de DTM?

Para diagnosticar o quadro de DTM é feita uma tomada de história, ou seja, uma série de perguntas sobre os sintomas do paciente.

O que é Inspeção palpação percussão e ausculta?

Técnicas do exame físico Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição). É importante que durante essas técnicas (menos na ausculta), você informe ao paciente sobre o que você está fazendo e com qual objetivo.

O que é anquilose da Articulação Temporomandibular?

A anquilose da articulação temporomandibular (ATM) pode ser definida como um distúrbio de hipomobilidade em que ocorre uma união fibrosa e/ou óssea dos componentes articulares, variando desde uma leve à completa inabilidade de abertura bucal.

Quais são as causas da articulação temporomandibular?

Conheça as causas, sintomas e tratamento da disfunção da articulação entre o osso temporal e a mandíbula. A articulação temporomandibular (ATM) é o local onde o osso temporal (um osso do crânio) se articula com a mandíbula (maxilar inferior).

Como realizar o exame por imagem da articulação temporomandibular?

O exame por imagem da Articulação Temporomandibular (ATM), região de difícil visualização devido às estruturas vizinhas que geram sobreposição de suas estruturas, apresenta diversas técnicas para auxiliar no diagnóstico das Disfunções Temporomandibulares (DTM).

Qual o suprimento principal da articulação?

O suprimento principal vem da artéria auricular profunda (da artéria maxilar) e da artéria temporal superficial (um ramo terminal da artéria carótida externa). Além disso, a articulação recebe sangue da artéria timpânica anterior (também ramo da artéria maxilar). A drenagem venosa se dá através da veia temporal superficial e da veia maxilar.

Por que a articulação é complexa?

Esta dificuldade decorre do fato de que a articulação em questão, além de ser de pequenas proporções, é morfologi-camente complexa e está circundada por massas ósseas que produzem sobreposições de imagens, principalmente a região petrosa dos ossos tem porais, os processos mas- tóides e as eminências articulares.

Postagens relacionadas: