Como aumentar o torque com engrenagens?

Índice

Como aumentar o torque com engrenagens?

Como aumentar o torque com engrenagens?

Uma forma de se aumentar o torque e com isso a vantagem mecânica consiste em seu usar diversas engrenagens num arranjo que denominamos “caixa de redução”, conforme mostra a figura 7. Observe que à medida que vamos acrescentando novas engrenagens temos tanto a alteração do torque como também do sentido do movimento.

Como aumentar o torque de um redutor?

Aumento do torque Portanto, a mudança de torque causada por um Redutor é inversamente proporcional à mudança causada pela velocidade de rotação. Quanto maior a redução de velocidade, maior o torque gerado. Ou seja, um Redutor de Velocidade aumenta o torque enquanto diminui a velocidade.

Quanto maior a engrenagem maior o torque?

Na engrenagem o braço do momento está localizado na que está presa ao motor, e quanto menor o braço em relação a outra engrenagem maior será o torque produzido, já essa outra presa a ela é chamada de pinhão ou alavanca pois será ela que transferir a energia até o eixo de movimento.

Como saber o torque de um redutor?

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

Como definir um redutor?

Os Motorredutores são Redutores que funcionam acoplados a um motor elétrico. Ou seja, um Motorredutor é um equipamento composto de um Redutor e de um motor em um único conjunto sistemático e também pode ser uma opção para o seu projeto.

Qual a vantagem mecânica de uma engrenagem?

Por outro lado, para obtermos vantagem mecânica menor que 1, a engrenagem que transmite o movimento deve ter mais dentes do que aquela que recebe, conforme mostra a figura 5 (b). Podemos facilmente calcular as características de um sistema formado por duas engrenagens como as indicadas pelas seguintes fórmulas:

Posso usar apenas duas engrenagens?

Nem sempre o uso de apenas duas engrenagens permite obter a vantagem mecânica ou a redução da velocidade e o aumento do torque desejado. Isso ocorre principalmente quando trabalhos com pequenos motores de corrente contínua que são especificados para operarem num regime de alta velocidade e baixo torque.

Como fazer o acoplamento entre duas engrenagens?

Como para o acoplamento entre as engrenagens é necessário que seus dentes se encaixem perfeitamente, ou seja, sejam iguais, o número de dentes das duas engrenagens estará na mesma relação que os seus diâmetros. Assim, é o mesmo dizer que duas engrenagens têm uma relação de diâmetros de 10:1 e dizer que possuem uma relação entre dentes de 10:1.

Como calcular um sistema formado por duas engrenagens?

Podemos facilmente calcular as características de um sistema formado por duas engrenagens como as indicadas pelas seguintes fórmulas: M1 - torque aplicado na engrenagem 1 (N.m) M2 – torque obtido na engrenagem 2 (N.m)

Postagens relacionadas: