Como avaliar a coluna lombar?
Índice
- Como avaliar a coluna lombar?
- Como examinar coluna vertebral?
- Como avaliar a Gibosidade?
- Como avaliar paciente com escoliose?
- Como é feito teste de Schober?
- Qual exame detecta inflamação na coluna?
- O que causa dores na coluna?
- O que significa Gibosidade?
- O que caracteriza a Gibosidade?
- Quais são as afecções da coluna vertebral?
- Qual a função primária da coluna vertebral?
- Quais os exercícios para a mobilidade da coluna vertebral?
- Qual a ressonância magnética da coluna vertebral?
Como avaliar a coluna lombar?
Exame Físico
- Inspeção lombar e postura: avaliar a presença de escoliose e/ou cifose;
- Palpação espinhal: avaliar dor à palpação vertebral e do tecido subcutâneo paravertebral, podendo sugerir o diagnóstico de infecção ou metástase vertebral;
Como examinar coluna vertebral?
Na inspeção estática, com o paciente em posição ortostática deve-se inspecionar o alinhamento da coluna vertebral no plano anteroposterior e lateral para detecção de possíveis cifoses, lordoses ou escolioses, que podem acentuar-se com a flexão anterior da coluna.
Como avaliar a Gibosidade?
A postura de flexão anterior da coluna para observar e medir a gibosidade também é conhecida como teste de Adams e transformou-se na posição padrão para detectar escoliose.
Como avaliar paciente com escoliose?
Quando o paciente tem o diagnóstico confirmado é necessário a realização de radiografias em inclinação para avaliar a flexibilidade da deformidade, e de bacia para avaliarmos a maturidade esquelética. Na radiografia medimos o “Ângulo COBB extremamente importante na condução do tratamento.
Como é feito teste de Schober?
O teste de Schober tem como finalidade avaliar a flexibilidade da coluna lombar. O paciente permanece em posição ortostática e a sua coluna é marcada com uma caneta, tendo como ponto de referência a espinha ilíaca posterossuperior. Um segundo ponto é mensurado 10 cm acima.
Qual exame detecta inflamação na coluna?
Os exames mais propícios para diagnosticar dor na coluna são: Ressonância Nuclear Magnética (RNM);
O que causa dores na coluna?
Fraturas, lesões, degeneração dos discos da coluna e pinçamentos nos nervos são alguns problemas associados. Outros quadros, como apendicite, pedras nos rins, pedras na vesícula, câncer e infecções, também podem causar dores na região dorsal do corpo.
O que significa Gibosidade?
A gibosidade na região torácica é uma proeminência das costelas sobre a convexidade da curva da coluna vertebral, geralmente devido a rotação vertebral que é melhor observada com a flexão anterior do tronco (TERMINOLOGY..., 1976).
O que caracteriza a Gibosidade?
A gibosidade é, na verdade, uma rotação das vértebras e do gradil costal, no sentido posterior, para o lado da convexidade da curva. Na região torácica, a gibosidade é reproduzida pela rotação vertebral e das costelas posteriormente.
Quais são as afecções da coluna vertebral?
As afecções do sistema músculo-esquelético, particularmente as algias vertebrais, constituem um problema tão sério na sociedade moderna, que equipes multidisciplinares procuram desenvolver normas para uma adequada avaliação da coluna vertebral.
Qual a função primária da coluna vertebral?
A função primária da coluna vertebral é dotar o corpo de rigidez longitudinal, permitindo movimento entre suas partes. Secundariamente, constitui uma base firme para sustentação de estruturas anatômicas contíguas, como costelas e músculos abdominais, permitindo a manutenção de cavidades corporais com forma e tamanho relativamente constantes.
Quais os exercícios para a mobilidade da coluna vertebral?
Exercícios para Mobilidade da Coluna Vertebral 1) Ponte. Deitado de barriga para cima, abdômen inferior contraído e calcanhar apoiado no chão na direção do quadril. Eleve o quadril retirando a coluna do chão vértebra por vértebra e retorne à posição inicial. Repita este movimento 10x sem que este cause nenhum tipo de dor ou desconforto.
Qual a ressonância magnética da coluna vertebral?
Ressonância magnética da coluna lombosagrada - se o estudo incide sobre a região lombo sacra (quatro ou cinco vértebras fundidas de S1 a S5). Mas para melhor perceber esta distinção, debrucemo-nos um pouco sobre a anatomia da coluna vertebral.