Como testar a memória de trabalho?

Índice

Como testar a memória de trabalho?

Como testar a memória de trabalho?

Para avaliar a memória de trabalho, empregou-se a adaptação brasileira do Teste Illinois de Habilidades Psicolinguísticas (ITPA), desenvolvida por Bogosian e Santos (1977); para avaliar consciência fonológica, usou-se o Teste Consciência Fonológica: Instrumento de Avaliação Sequencial (Confias), de Moojen et al.

O que é memória de trabalho fonológica?

A memória de trabalho fonológica pode ser avaliada por meio da repetição de pseudopalavras, mais ou menos extensas, e com maior ou menor similaridade com palavras do idioma em questão 9-11. A memória de trabalho, por meio da alça fonológica, interage com o conhecimento de longo prazo 7,12.

Qual a importância em se avaliar a memória?

Memória e Atenção A atenção para registro e recuperação da informação é fundamental para que o fato ou dado de que precisamos num dado momento seja relembrado da maneira correta e no tempo correto.

O que é memória de trabalho verbal?

De acordo com o tipo de informação que você memorizar, a memória é dividida em: memória verbal (se a informação está composta por palavras faladas ou escritas) e memória não verbal (se a informação não está composta por palavras faladas ou escritas).

O que é teste de memória?

Teste de memória é um instrumento que avalia a capacidade do indivíduo em recordar informações em um curto período de tempo em caso de teste de memória de curto prazo ou, quando o sujeito retoma informações de longo tempo que não sofreram perturbações, chamamos de teste de memória de longo prazo.

Como utilizar a memória de trabalho?

Utilizamos a memória de trabalho para realizar tarefas que exijam raciocínio, como operações matemáticas, leitura, interpretação textual. Ela está presente em tarefas como seguir instruções verbais (orais ou escritas), armazenar temporariamente números, palavras e imagens e recontar uma história lida.

Qual a diferença entre memória de trabalho e memória de longo prazo?

A memória de trabalho, por outro lado, permite a realização de processos cognitivos conscientes que exigem atenção, revisão, manipulação, organização e conexões com a memória de longo prazo. Apesar desta aparente diferença conceitual, existe atualmente uma discussão sobre se a memória de trabalho é igual a memória de curto prazo.

Por que a memória de trabalho não está localizada em uma parte exclusiva do cérebro?

A memória de trabalho não está localizada em uma parte exclusiva do cérebro, mas requer a ativação de um circuito neuronal específico.

Como funciona o modelo multicomponente da memória de trabalho?

Para tentar explicar o funcionamento do modelo multicomponente da memória de trabalho, Baddeley e Hitch introduziram um modelo inovador que propôs a divisão da memória de trabalho em 4 subsistemas ou componentes especializados: O executivo central: é responsável por supervisionar, controlar e coordenar os outros sistemas.

Postagens relacionadas: