Qual o teste mais utilizado para avaliar a função cognitiva?

Índice

Qual o teste mais utilizado para avaliar a função cognitiva?

Qual o teste mais utilizado para avaliar a função cognitiva?

Do ponto de vista prático, para uma primeira análise do estado cognitivo, o teste mais difundido e de maior validade é o MEEM (Folstein et al.,1975). Esse teste pode ser aplicado rapidamente, em 5 ou 10 minutos no máximo, e fornecer imediatamente um indicador razoavelmente aceitável da possibilidade de demência.

Qual a função cognitiva?

Função Cognitiva Planejamento ou formulação Seqüenciamento ou programação motor Seleção de estratégias Auto-regulação / Controle inibitório (dificuldade de ignorar informações irrelevantes) Aquisição e evocação das memórias explícitas e procedurais Memória de trabalho (Região dorso-lateral do lobo frontal)

Qual a sua habilidade cognitiva?

Esta habilidade cognitiva é muito importante e uma função essencial em nossas vidas cotidianas. Por sorte, a atenção pode ser exercitada e melhorada com o treinamento cognitivo adequado. A atenção é um processo complexo que usamos em quase todas as nossas atividades cotidianas.

Qual a definição mais aceita de cognição?

A definição mais aceita de cognição é a habilidade para processar informações através da percepção (estímulos que recebemos através dos diferentes sentidos), conhecimentos adquiridos através da experiência e nossas características subjetivas, que nos permitem integrar todas essas informações para avaliar e interpretar nosso mundo.

Como funcionam os processos cognitivos?

Os processos cognitivos podem ocorrer de forma natural ou artificial, consciente ou inconsciente, mas geralmente são rápidos e funcionam constantemente sem a gente perceber. Por exemplo, quando estamos na rua e vemos um semáforo ficar vermelho, iniciamos o processo cognitivo que nos indica que temos que tomar uma decisão (atravessar ou não).

Postagens relacionadas: