Como avaliar a extensão da ferida?

Índice

Como avaliar a extensão da ferida?

Como avaliar a extensão da ferida?

Outro método para avaliar a extensão de feridas profundas consiste em preenchê-las com soro fisiológico e quantificar o volume gasto na realização desse processo. A existência de tecido necrótico no leito da ferida, recobrindo-o total ou parcialmente, pode alterar a avaliação de sua profundidade.

Como medir a lesão?

Para medir a lesão deve-se utilizar régua limpa e descartável, medindo o maior comprimento cefalocaudal e a maior largura perpendicular (90°) ao comprimento. Medir a profundidade com instrumento estéril de ponta romba. O registro fotográfico da lesão é útil para avaliar a evolução do processo de cicatrização da ferida.

O que é mensuração da ferida?

A mensuração de feridas é um dado importante no processo de avaliação da cicatrização porque fornece parâmetros que indicam a evolução da cicatrização da ferida. O objetivo é comparar a mensuração de área de úlceras venosas por meio dos softwares AutoCAD® e Image Tool.

O que é uma ferida?

Feridas são lesões que podem ter diferentes tamanhos e surgir em pontos como a pele, as mucosas do corpo e até mesmo na camada superficial dos órgãos.

Qual a importância da avaliação de feridas?

Segundo Moreira et al. (2009) a avaliação de feridas permite detectar a característica da lesão, sua evolução e conhecer o tratamento a que está sendo submetida, tornando-se importante recurso para intervir no processo de cicatrização.

Qual a medida bidimensional da ferida?

A medida bidimensional é a mensuração mais simples e mais usada na prática clínica. Essa medida abrange mensurações lineares, traçados e fotografias das feridas. As medidas lineares medem o tamanho ou a extensão das feridas (comprimento e largura), fornecendo a tendência do processo de cicatrização.

Quais são os instrumentos para avaliar as feridas?

Existem diferentes instrumentos para avaliar as feridas, e compete ao enfermeiro selecionar o mais adequado à realidade local, a partir de uma análise sobre o tipo de clientela, tipo de feridas, recursos humanos e materiais disponíveis.

Como deve ser o tratamento de uma ferida?

O tratamento de uma ferida deve ser acompanhado periodicamente, observando-se a cobertura utilizada e a evolução do processo cicatricial que se divide nas seguintes fases: inflamatória, fibroplasia e maturação. Durante o tratamento, devem ser monitorados os fatores sistêmicos e locais (BLANES, 2004).

Postagens relacionadas: