Como reduzir a espasticidade?
Índice
- Como reduzir a espasticidade?
- Como avaliar escala de Ashworth?
- Como diminuir espasmos musculares fisioterapia?
- Qual escala graduar a espasticidade?
- O que causa a espasticidade?
- Como tratar o Clonus?
- Quais são os instrumentos utilizados para avaliar a espasticidade?
- Quais são os sintomas de espasticidade?
- Quais são os princípios da espasticidade?
- Quais são as causas da espasticidade cerebral?
Como reduzir a espasticidade?
Os medicamentos mais utilizados no tratamento da espasticidade são o baclofen, o diazepam, dantrolene, a clonidina, a tizanidina, a clorpromazina e também a morfina.
Como avaliar escala de Ashworth?
O diagnóstico é clínico. Ao exame físico, o médico gradua o tônus muscular segundo a Escala de Ashworth Modificada (EAM), instrumento mais utilizado nos desfechos clínicos da literatura.
Como diminuir espasmos musculares fisioterapia?
Durante o período de fisioterapia, diferentes tratamentos, tais como aplicações de calor e de frio, ultra-som, hidroterapia e massagens, são muitas vezes incorporados para ajudar a aliviar a dor muscular e a rigidez.
Qual escala graduar a espasticidade?
A Escala de Ashworth é a mais utilizada para avaliação do tônus muscular em pacientes que apresentam disfunção do SNC. É uma escala qualitativa do grau de espasticidade, que é medida de acordo com a resistência oferecida em resposta ao reflexo de estiramento.
O que causa a espasticidade?
A espasticidade ocorre no acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, lesão medular e na paralisia cerebral. Também pode estar presente em neoplasias do sistema nervoso, em doenças heredo-degenerativas e desmielinizantes.
Como tratar o Clonus?
A administração intra-muscular electiva de toxina Botulínica é a terapêutica de eleição em doentes com espasticidade focal ou regional em que os músculos a tratar e a posologia são selecionados após avaliação do doente e identificação dos objetivos do tratamento.
Quais são os instrumentos utilizados para avaliar a espasticidade?
Os instrumentos mais utilizados para avaliar a espasticidade são: a Ashworth/ modified Asworth Scale (MAS) e a Tardieu/Modified Tardieu Scale (MTS). A fiabilidade inter- observador e intra-observador foram medidos em numerosos estudos que encontraram resultados diferentes em ambas as escalas tanto em grupos musculares iguais ou diferentes(5).
Quais são os sintomas de espasticidade?
Os sintomas de espasticidade dependem da gravidade das lesões no cérebro ou medula espinhal, porém podem surgir: 1 Contração involuntária dos músculos; 2 Dificuldade para dobrar as pernas ou braços; 3 Dor nos músculos afetados; 4 Cruzamento involuntário das pernas; 5 Deformidades nas articulações; 6 Espasmos musculares. More ...
Quais são os princípios da espasticidade?
PROCEDIMENTOS: 1. Caracterização da espasticidade; 2. Avaliação da espasticidade; 3. Espasticidade: princípios de tratamento; 4. Medicina Física aplicada à espasticidade; 5. Tratamento medicamentoso; 6. Tratamento cirúrgico. INTRODUÇÃO
Quais são as causas da espasticidade cerebral?
São causas frequentes de espasticidade a paralisia cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC), o traumatismo craneo-encefálico, a lesão medular, a esclerose múltipla e a esclerose lateral amiotrófica.