Como avaliar a dor oncológica?
Como avaliar a dor oncológica?
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, mensurar a dor do paciente é fun- damental para detectar sua intensidade. É possível utilizar a escala verbal, visual ou nu- mérica, sendo que a mais utilizada é a escala visual analógica (VAS).
Como é a dor oncológica?
A dor oncológica geralmente pode ser classificada em uma de duas categorias: Dor nociceptiva – causada por danos aos tecidos corporais; geralmente descrita como aguda, dolorida ou latejante.
Como tratar dores oncológicas?
A dor oncológica é geralmente tratada com medicação oral e técnicas de alívio da dor, como relaxamento e exercícios. Às vezes, essas opções causam efeitos colaterais ou não proporcionam o alívio da dor.
Como podemos classificar a dor?
Característica temporal da dor Quanto à característica temporal, a dor pode ser classificada como: I) Contínua ou quase contínua, sem flutuações; II) Contínua com exacerbações; III) Recorrente com regularidade; IV) Recorrente sem regularidade; V) Paroxística; VI) Combinações.
O que é dor mista?
Menos conhecida entre os profissionais de saúde, a dor mista é uma associação de características causadas por dores nociceptivas (inflamatórias); neuropáticas (que afetam o sistema nervoso central) e nociplásticas (decorrente da nocicepção alterada).
Como é a dor do câncer de pâncreas?
Dor abdominal ou nas costas. Dor no abdome ou nas costas é comum no câncer de pâncreas, uma vez que o crescimento do tumor pode comprimir os órgãos vizinhos, provocando dor. O câncer também pode se disseminar para os nervos ao redor do pâncreas, o que muitas vezes provoca dores nas costas.
Como aprender a controlar a dor?
Os estudos científicos mostram que estas terapias alternativas têm sido eficazes no alívio da dor de cabeça e a fibromialgia.
- 1 - Atenção plena. ...
- 2 - A respiração profunda.
- 3 - Meditação e visualização. ...
- 4 - Concentração e positividade. ...
- 5 - Gerar a resposta de relaxamento.
Como aliviar a dor da leucemia?
Como é feito o controle da dor?
- utilizando medicamentos anti-inflamatórios, opióides, antidepressivos, anticonvulsivantes e corticóides;
- quando a medicação não resolve, tratamentos intervencionistas como analgesia espinhal, vertebroplastias e procedimentos neurocirúrgicos são adotados para aliviar a dor.