Como avaliar o desenvolvimento Sócio-emocional?
Índice
- Como avaliar o desenvolvimento Sócio-emocional?
- Como se desenvolvem as competências socioemocionais?
- Como fazer uma avaliação socioemocional por escrito?
- Como avaliar as competências socioemocionais na Escola?
- Qual a relação entre desenvolvimento socioemocional e desenvolvimento cognitivo?
- Como a condição social pode trazer prejuízos ao desenvolvimento emocional?
Como avaliar o desenvolvimento Sócio-emocional?
1) Escolher a CSE a ser avaliada; 2) Descrever a competência; 3) Definir os descritores (instrumentos que mostram as habilidades que são esperadas); 4) Escolher uma atividade, dentro da área de conhecimento do profissional, que possa desenvolver a CSE escolhida com foco em determinado descrito.
Como se desenvolvem as competências socioemocionais?
Por isso, é indicado que os professores insiram no planejamento das aulas atividades focadas no autoconhecimento, na formação de empatia e resiliência e na ponderação na resolução de conflitos. Ao conciliar o ensino cognitivo com o ensino socioemocional, a capacidade de aprendizado dos alunos é potencializada.
Como fazer uma avaliação socioemocional por escrito?
De acordo com Janaina Spolidorio, pedagoga e autora do livro “Aula - Os Segredos”, para que uma avaliação socioemocional por escrito ou mesmo uma autoavaliação seja sincera é preciso que a escola tenha um processo de desenvolvimento dessas competências.
Como avaliar as competências socioemocionais na Escola?
Como avaliar as competências socioemocionais na escola? 1 Escolher a CSE a ser avaliada; 2 Descrever a competência; 3 Definir os descritores (instrumentos que mostram as habilidades que são esperadas); 4 Escolher uma atividade, dentro da área de conhecimento do profissional, que possa desenvolver a CSE escolhida com... More ...
Qual a relação entre desenvolvimento socioemocional e desenvolvimento cognitivo?
Para isso, os estudos investigaram a relação entre desenvolvimento socioemocional e desenvolvimento cognitivo, bem como o elo de ambos com os diversos contextos de aprendizagem (escola, família, comunidade, ambiente de trabalho e etc.) e com diversos indicadores de bem-estar ao longo da vida (renda, saúde e segurança, entre outras).
Como a condição social pode trazer prejuízos ao desenvolvimento emocional?
Como a condição social pode trazer prejuízos ao desenvolvimento emocional? As desigualdades sociais existentes no nosso país podem ser consideradas fatores prejudiciais ao desenvolvimento emocional de um jovem e até um obstáculo para o crescimento pleno de uma criança na primeira infância.