Como avaliar o desenvolvimento cognitivo na educação infantil?

Índice

Como avaliar o desenvolvimento cognitivo na educação infantil?

Como avaliar o desenvolvimento cognitivo na educação infantil?

Uma das formas de realização de avaliação cognitiva na criança é por meio da expressão do desenho, dentre eles, o Desenho da Figura Humana (DFH), por exemplo. Nesse sentido, o DFH contribui para fornecer informações em termos de desenvolvimento cronológico e inteligência (Wechsler e Schelini, 2002).

O que é o desenvolvimento cognitivo infantil?

Como o nome indica, o desenvolvimento cognitivo consiste no modo como nossa cognição evolui durante a vida. Ao lado das capacidades motoras e emocionais, trata-se de um dos pilares do crescimento intelectual infantil, com direito a uma área da psicologia exclusivamente voltada para seu estudo.

Como ocorre o desenvolvimento cognitivo na primeira infância?

Nos primeiros três anos de vida a criança desenvolve capacidades cognitivas devido ao interesse que manifesta pelo mundo que a rodeia e à sua necessidade de comunicação (TAVARES et al., 2007). Por volta dos quatro meses a criança já é capaz de se concentrar no que vê, toca e ouve, sem perder o controle.

Quais os aspectos cognitivos?

O que é Cognitivo: A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

Como avaliar o desenvolvimento cognitivo do aluno?

O desempenho cognitivo infantil pode ser mensurado por meio da avaliação psicológica, que consiste em um processo de coleta de dados, por métodos e técnicas de investigação. A avaliação psicológica é área de conhecimento e atuação que tem como objetivo medir fenômenos ou processos psicológicos (Alchieri & Cruz, 2003).

Como trabalhar o cognitivo na educação infantil?

6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

  1. Apostar em atividades que estimulem o raciocínio e a concentração. ...
  2. Investir nas brincadeiras ao ar livre. ...
  3. Incentivar a prática da leitura. ...
  4. Praticar o alfabeto com a criança. ...
  5. Apostar em atividades extracurriculares. ...
  6. Priorizar o uso consciente da tecnologia.

Como ocorre o desenvolvimento na primeira infância?

A boa relação emocional entre pais e filhos no desenvolvimento na primeira infância – até os 3 anos – tem o maior impacto. Ao confiar no adulto, a criança aprende a regular suas emoções, explorar o mundo com confiança e se comunicar. Crianças apoiadas têm mais chances de serem adultos positivos e seguros.

Como é o desenvolvimento físico na primeira infância?

Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.

O que são aspectos neurocognitivos?

Os transtornos neurocognitivos são condições neurológicas que levam a uma redução — temporária ou permanente — das funções cognitivas. Entre elas, enquadram-se a memória, a atenção, a evocação, a linguagem, a orientação no tempo e no espaço, a inibição de comportamentos, entre outras.

Qual o papel da escola para o desenvolvimento cognitivo da criança?

Considerando que o cuidado com a questão deve surgir ainda na educação infantil, é papel da escola trabalhar o desenvolvimento cognitivo de maneira adequada, desde o primeiro dia de aula da criança, levando em conta as características inerentes a cada fase do desenvolvimento. Para tanto, muitos educadores se baseiam na teoria de Jean Piaget, ...

Como desenvolver a cognição das crianças?

Dada essa característica, é essencial desenvolver atividades que permitam às crianças evoluir suas potencialidades ao máximo, evitando a temida inibição cognitiva — diminuição da atuação de algum aspecto da cognição. O desenvolvimento das crianças deve ser medido e acompanhado como uma estratégia de prevenção de saúde.

Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento cognitivo?

A aprendizagem está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo. As passagens pelos estágios da vida são marcadas por constante aprendizagem. “Vivendo e aprendendo”, diz a sabedoria popular. Assim, os indivíduos tendem a melhorar suas realizações nas tarefas que a vida lhes impõe.

Qual a teoria do desenvolvimento cognitivo da criança?

Um bom desenvolvimento cognitivo desde os primeiros anos de vida permite melhor integração com novos processos nos anos seguintes. Jean William Fritz Piaget (1896–1980) desenvolveu a teoria do desenvolvimento cognitivo da criança observando seus próprios filhos interagindo com o meio.

Postagens relacionadas: