Quais as características de uma boa silagem?

Índice

Quais as características de uma boa silagem?

Quais as características de uma boa silagem?

Silagem de boa qualidade está associada com baixo pH, variando entre 3,8 e 4,2 para silagem de milho e entre 4,0 e 4,8 para silagem de gramíneas.

Como fazer uma silagem de boa qualidade?

Segundo Oliveira, o ideal é que o silo seja cheio e fechado em apenas um dia. Um dos pontos que compromete uma silagem de alta qualidade é o momento da colheita. De acordo com Oliveira, colher com a umidade correta facilita a fermentação, facilita a picagem e a compactação, e diminui as perdas.

Qual o teor de proteína da silagem de milho?

Os valores de proteína na silagem podem variar de 5 a 10% da MS. Contrário ao que muitos recomendam, a proteína não deve ser o principal fator ao se avaliar a qualidade da silagem. Antes de se pensar em proteína deve-se se preocupar com as frações que compõem os outros 90 a 95% da MS da silagem.

Como fazer uma boa silagem?

Busca-se entre 6 kg de ensilagem por m2. Tal procedimento é feito normalmente por tratores, que passam repetidas vezes pela forragem atinja uma taxa de compactação adequada. Atenção com a limpeza dos pneus do veículo, para não contaminar a massa. É recomendável que silagem seja fechada no mesmo dia de abertura.

Como funciona o processo de ensilagem?

As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação. Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde.

Como saber se a silagem está estragada?

Silagem que contenha fungos ou que tenham sua coloração, cheiro, aparência ou temperatura fora dos padrões normais deve ser descartada. Essas porções podem, inclusive, conter substâncias tóxicas aos animais, daí a importância de se ter atenção a sua ocorrência e de se proceder ao seu descarte.

Como fica a silagem depois de pronta?

A silagem está pronta depois de completar o processo de fermentação, que leva em torno de três semanas e, por segurança, abre-se em um mês. Antes disso, ela apodrece. Ao se utilizar aditivo para acelerar, segue-se o tempo indicado no rótulo pelo fabricante.

Postagens relacionadas: