Como é realizada a avaliação do linfedema?

Índice

Como é realizada a avaliação do linfedema?

Como é realizada a avaliação do linfedema?

As principais técnicas objetivas utilizadas para o diagnóstico do linfedema, são a perimetria do membro em diferentes pontos, e as medidas volumétricas, obtidas ao submergir o membro em um cilindro com água ou pelo volume estimado através da circunferência do membro13,22,23.

Qual exame detecta linfedema?

A linfocintilografia é um procedimento confiável para confirmar o diagnóstico de linfedema. A tomografia computadorizada mostra a localização e o padrão do sistema linfático, e se um tumor ou outra massa pode estar obstruindo o fluxo do sistema linfático.

Como avaliar o sistema linfático?

A linfocintilografia é, atualmente, o exame de escolha para avaliar o sistema linfático, pois avalia a função e a anatomia do sistema linfático, sendo um método pouco invasivo, de fácil realização e poder ser repetido sem causar dano ao vaso linfático.

Onde se localiza o linfonodo?

Linfonodos. Os linfonodos são órgãos, do tamanho de feijões, constituídos principalmente de linfócitos e encontrados por todo o corpo (tórax, abdome e pelve).

Como detectar o linfedema?

O linfedema é facilmente observado à olho nu e durante a palpação, não sendo necessário realizar nenhum exame específico para o seu diagnóstico, mas pode ser útil verificar o diâmetro do membro afetado com uma fita métrica.

Quando é considerado linfedema?

É considerado linfedema quando há aumento de 2 cm na circunferência do braço afetado, quando comparado com as medidas do braço não afetado, por exemplo. Essa medição deve ser feita em todo membro afetado a cada 5-10 cm de distância, e serve como parâmetro para verificar os efeitos do tratamento.

Como é feito o tratamento do linfedema?

O tratamento do linfedema é feito com fisioterapia por algumas semanas ou meses, com o objetivo de eliminar o excesso de líquido e facilitar a movimentação da região do corpo acometida.

Qual a incidência do linfedema no Brasil?

A incidência média no Brasil, fica em torno de 40%. Para tratar o linfedema dispomos de alguns recursos. Se o linfedema for de menor grau, sem fibrose, podemos tratar somente com drenagem linfática, exercícios, máquina de drenagem linfática pneumática e uso de vestimentas elásticas.

Postagens relacionadas: