O que avaliar no ritmo Escapulo Umeral?

Índice

O que avaliar no ritmo Escapulo Umeral?

O que avaliar no ritmo Escapulo Umeral?

O ritmo escápulo-umeral é definido como a seqüência das intervenções das articulações gleno-umeral e escápulo-umeral no movimento de abdução do ombro numa seqüência temporal, mensurando-se a contribuição de cada articulação na amplitude do movimento.

O que é o ritmo Escápulo-Umeral?

A articulação escápulo-umeral é uma articulação esferoide que pode se mover em qualquer direção, contudo, seus movimentos primários são flexão e extensão. Os componentes articulares são a cavidade glenóide e a cabeça umeral.

Onde fica o escápulo-Umeral?

No caso do Raio-X de Articulação Escapuloumeral (ombro), avaliamos a articulação escapuloumeral, parte do ombro, sendo possível estudar diferentes patologias que afetam o ombro, como a bursite e luxações.

Quais alterações provocadas no ritmo Escapuloumeral?

Alterações nessa cinemática podem resultar em uma redução do espaço subacromial durante o movimento de elevação do membro superior, ocasionando a compressão mecânica dos tendões do manguito rotador, da bursa subacromial, do tendão da cabeça longa do músculo bíceps braquial contra a face inferior do acrômio e contra o ...

Qual a importância do ritmo Escapulo Umeral?

O movimento entre os ossos escápula e úmero, conhecido como ritmo escapuloumeral tem a função de manter a escápula em uma posição “ideal” para receber a cabeça do úmero, ou seja, permite que o ombro se mova por toda a amplitude articular e que a cabeça do úmero fique centrada na fossa glenóide da escápula.

O que é uma escápula?

A escápula faz a principal conexão e transmissão de energia entre o tronco e a cintura escapular e serve de base para a origem e inserção de diversos músculos. Além dos músculos, sua única conexão com o tronco é feita através da clavícula.

Quais os ligamentos da articulação Glenoumeral?

Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e possui um disco fibrocartilaginoso. Ela é reforçada por três ligamentos: interclavicular, costoclavicular e esternoclavicular, sendo que o ligamento costoclavicular é a principal sustentação para a articulação.

Qual a classificação da articulação Glenoumeral?

A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.

Onde fica a articulação acromioclavicular?

A articulação acromioclavicular é a estrutura principal que liga dois componentes do nosso ombro: a clavícula e o acrômio, localizado na escápula. Os ligamentos acromioclaviculares e os ligamentos coracoclaviculares estabilizam essa articulação, auxiliando no bom funcionamento e mobilidade do ombro.

Postagens relacionadas: