Como avaliar DEXA?

Índice

Como avaliar DEXA?

Como avaliar DEXA?

A Densitometria de Composição Corporal é realizada em um equipamento chamado densitômetro através da absorção de raios-X de dupla energia (DEXA ou DXA), que mede a densidade de massas magra (músculos), gordurosa e óssea do corpo inteiro e em distribuições específicas (Figura 1).

Qual é o método padrão ouro para avaliação da composição corporal?

Dentre os métodos utilizados para a avaliação da composição corporal, a BIA tem sido amplamente utilizada, devido à forte correlação com métodos considerados padrão ouro e à maior acessibilidade comparada a outros métodos mais complexos.

Quanto à avaliação Densitométrica de antebraço por DXA é correto afirmar?

Quanto à avaliação densitométrica de antebraço por DXA, é correto afirmar: A) Deve ser sempre utilizada. B) O antebraço dominante é o de escolha para a avaliação. C) O rádio ultradistal é área de interesse validada para diagnóstico, pois se associa com maior risco de fratura de Colles.

Quais as vantagens e desvantagens do uso do DEXA para avaliação da composição corporal?

Vantagens: portabilidade, baixo custo, rapidez, método não invasivo, simples e reprodutível, e seguro para repetidas mensurações;

  • Desvantagens: o fato de ser um método indireto, ser limitado pelo estado de hidratação, e a necessidade de equação específica para cada população.
  • Quanto custa um exame de DEXA?

    O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.

    O que é o exame de DEXA?

    Densitometria óssea, também conhecida como absormetria de ráios-x de dupla energia (DEXA ou DXA), é um método de imagem que utiliza tecnologia de raios-x para medir a perda mineral óssea. DXA é estabelecida como o método padrão para medir a perda mineral óssea hoje em dia (BMD).

    Qual método de avaliação da composição corporal e mais precisa?

    A antropometria é o método mais utilizado para a avaliação da composição corporal, por ser de baixo custo, não invasivo, universalmente aplicável, e com boa aceitação pela população (3).

    Qual o médico que cuida de densitometria óssea?

    Qual médico solicita o exame de densitometria óssea? Qualquer médico pode solicitar o exame. Dentre as especialidades mais comuns de médicos solicitantes estão reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, geriatras, ortopedistas e ginecologistas.

    Como funciona o DXA?

    Densitometria óssea, também conhecida como absormetria de ráios-x de dupla energia (DEXA ou DXA), utiliza doses muito pequenas de radiação ionizante para produzir imagens do corpo – geralmente a coluna lombar e o quadril – para medir a densidade óssea ou o corpo total para medir a composição corporal (tecido adiposo, ...

    Qual o resultado final do exame?

    Após a conclusão do exame é utilizado um software que analisa as imagens e forma um gráfico com a densidade óssea naquela região do corpo. O Médico Radiologista analisa os gráficos, ou seja, faz a interpretação dos valores e realiza o relatório final como os resultados disponibilizados em formato digital e/ou papel (imagens e relatório).

    Quais são os possíveis vieses da DEXA?

    Os autores determinaram os possíveis vieses (erros sistemáticos) bem como as associações encontradas com a utilização da DEXA e o modelo de 4C na predição do percentual de gordura.

    Quais são os resultados do DXA?

    O DXA faz análises transversas do corpo inteiro, em intervalos de 1cm da cabeça aos pés, e a partir dos seus resultados podemos quantificar a massa magra (muscular), massa óssea, massa gorda, percentual de gordura, percentual de massa muscular e a medida da gordura visceral.

    Qual o posicionamento do doente durante o exame?

    Existem pequenas diferenças no posicionamento do doente tendo em conta a parte do corpo a ser examinada. Durante o exame o doente não se pode mexer. Após a conclusão do exame é utilizado um software que analisa as imagens e forma um gráfico com a densidade óssea naquela região do corpo.

    Postagens relacionadas: