Como José de Alencar descreve Iracema?

Índice

Como José de Alencar descreve Iracema?

Como José de Alencar descreve Iracema?

Em suas obras Alencar buscou sempre definir a mulher nesse perfil: guerreira, forte, decidida, heroína que luta pelos seus ideais. Na obra Iracema, ela trai sua família e tribo, para viver um amor com o estrangeiro, amor esse que não era permitido.

Como o romancista descreve a protagonista Iracema?

Iracema é uma índia da nação Tabajara. Ela é filha do pajé da tribo (Araquém) e está prometida como esposa ao chefe guerreiro (Irapuã). A moça também é detentora do segredo da Jurema. Ela produz uma bebida alucinógena que é dada aos guerreiros em rituais específicos.

O que a personagem Iracema representa?

Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. Martim, por sua vez, representa o guerreiro colonizador e conquistador.

Quais são as características de Iracema?

Os traços atribuídos a Iracema são análogos à exuberante natureza local. Ela é apresentada como “a virgem dos lábios de mel”, cujos cabelos eram mais negros que a asa da graúna e o sorriso mais doce que o favo da jati. Essa harmoniosa relação, entretanto, dura somente até o contato da índia tabajara com o colonizador.

Quais são as características do Romantismo no livro Iracema?

O sentimentalismo está presente em toda a obra, desde os primeiros capítulos, principalmente no que diz respeito à personagem Iracema que sabe Martim ter outra, não acreditando que o que o protagonista sente é a saudade da pátria e não amor por outra moça.

Qual a importância da natureza para descrição de Iracema?

Nesta obra, Iracema e Poti representam a pureza do “bom selvagem” defendida por Rousseau: além de viverem nas florestas, eles mantém uma relação de perfeita comunhão com a natureza. Ambos de espírito virgem entregam-se totalmente a Martim, num amor profundo de esposa e irmão.

Qual a atitude de Iracema em relação a aproximação do rapaz?

O relacionamento amoroso entre Iracema e Martim pode ser interpretado, simbolicamente, como metáfora, como alegoria representativa do cruzamento das raças indígena e branca, ou seja, o nativo e o europeu colonizador. ... Em Iracema, a relação amorosa entre a jovem índia e o fidalgo português Martim domina toda a obra.

Qual a última atitude de Iracema antes de morrer?

Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado. Pois quando Iracema morre, ela é enterrada por Martim e seu amigo Poti à beira de um coqueiro de que ela gostava muito. Diante desse coqueiro, sempre se ouvia um lamento; era o lamento de sua ave de estimação, que sentia sua falta.

Qual a importância de Iracema?

Iracema, na obra, representa a cultura indígena, e possui uma postura submissa a Martim, representando assim o ideal de submissão que o índio teria ao branco. ... O romance de Martim e Iracema tem como metáfora a criação do Ceará. Através da história, o autor cria uma lenda de como o estado teria sido criado.

Porque Iracema é considerada um romance?

Iracema, obra de José de Alencar publicada em 1865, é tipicamente romântica, classifica Fernando Marcílio Lopes Couto, professor de literatura do Sistema Anglo de Ensino. “O romance foi escrito para representar a origem da raça brasileira”, diz. ... Ele explica que Iracema é um romance alegórico, cheio de simbologias.

Qual a história de Iracema?

Iracema é uma obra que traz como protagonista uma mulher indígena com características físicas e psicológicas muito idealizadas. A história tem início quando Martim, português responsável por defender o território brasileiro de outros invasores europeus, perde-se na mata, em localidade que hoje corresponde ao litoral do Ceará.

Quais são os clássicos de Iracema?

Além de Iracema, possui grandes clássicos, como Cinco Minutos, O Guarani, A Viuvinha, Lucíola, O gaúcho, Senhora, entre outros. Em sua obra podemos notar traços da realidade da sociedade brasileira daquela época, e oposições como o branco e o índio, as cidades e o sertão.

Qual a relação entre Martim e Iracema?

A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira. Ainda menino, Alencar fez uma viagem pelo sertão.

Qual é a união entre Marte e Iracema?

Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra. A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte.

Postagens relacionadas: