Como trabalhar com alunos com transtornos globais do desenvolvimento?

Índice

Como trabalhar com alunos com transtornos globais do desenvolvimento?

Como trabalhar com alunos com transtornos globais do desenvolvimento?

Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.

Quais as principais características dos alunos com TGD?

As características apresentadas

  • Dificuldades na coordenação motora;
  • Estereotipias;
  • Falta de concentração;
  • Dificuldades de comunicação oral (nesses casos, a criança passa a se comunicar por meio de gestos);
  • Mudança repentina de humor;
  • Aversão ao toque;
  • Dificuldades para estabelecer contato visual;

Quais os fatores que a escola deve priorizar para atender um aluno com transtornos globais de desenvolvimento TGD )?

Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças na aprendizagem e merecem atenção com relação às áreas de interação psicossocial, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.

Quais os transtornos do desenvolvimento?

Principais Transtornos do Desenvolvimento Infantil

  • TDAH — Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
  • TEA — Transtorno do Espectro Autista.
  • Distúrbios da Aprendizagem.
  • Deficiência Intelectual.
  • Síndrome de Rett.

O que deve conter as atividades diárias dos alunos com TGD?

No entanto, existem algumas atividades recomendáveis que podem fazer diferença na vida da criança, tal como comunicação e tecnologia assistiva; aulas com acompanhamento psicopedagógico, fonoaudiológico; exercícios que impulsionam a psicomotricidade; além de tarefas que procurem estabelecer, gradativamente, o contato ...

São considerados alunos com transtornos globais de desenvolvimento aqueles que apresentam quadro de?

II – Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.

Quais são as características da Síndrome de Rett?

As características comuns incluem escoliose, diminuição da mobilidade, fraqueza muscular, espasticidade ou rigidez. Às vezes, a marcha torna-se impossível. O contato visual para fins de comunicação torna-se proeminente uma vez que a língua falada está ausente, e os movimentos repetitivos da mão podem diminuir.

O que são os transtornos globais do desenvolvimento?

Os Transtornos Globais do Desenvolvimento caracterizam-se por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social, habilidades de comunicação ou presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades.

Qual é o papel da escola no estímulo ao desenvolvimento de habilidades sociais?

A escola tem papel fundamental para o desenvolvimento desse repertório de habilidades na formação das crianças. Todos os alunos são dotados de potencialidades e habilidades sociais que precisam ser trabalhadas durante sua formação, em casa e na escola.

Quais são os transtornos invasivos do desenvolvimento?

A categoria "transtorno invasivos do desenvolvimento" inclui o autismo, a síndrome de Asperger, a síndrome de Rett, o transtorno desintegrativo da infância e uma categoria residual denominada transtornos invasivos do desenvolvimento sem outra especificação.

Quais são os transtornos globais do desenvolvimento?

Ou seja, para criança, a partir desta concepção, a escola torna-se um ambiente emancipatório. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos.

Qual a diferença entre crianças com transtornos de desenvolvimento?

Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças na aprendizagem e merecem atenção com relação às áreas de interação psicossocial, comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária. De acordo com (FREIRE, 1996, p.59).

Quais são as manifestações do transtorno?

Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo, fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto agressividade). Beerends (2007, p. 207) ressalta que algumas crianças, “apesar de ter a integração comprometida, apresentam inteligência e fala intactas.

Qual a classificação dos transtornos mentais da Organização Mundial de Saúde?

Segundo a Classificação dos Transtornos Mentais, da Organização Mundial de Saúde, (apud ROSA, 2003, p.

Postagens relacionadas: