Como avaliar a sarcopenia?

Índice

Como avaliar a sarcopenia?

Como avaliar a sarcopenia?

O meio mais utilizado para diagnóstico de sarcopenia é densitometria óssea de corpo total para avaliação composição corporal – massa óssea, massa magra e massa adiposa, custo baixo, tempo curto, exame 20 min e pouca radiação ionizante (25% de uma radiografia tórax).

Qual médico cuida de sarcopenia?

O diagnóstico da sarcopenia, geralmente, é feito por um médico clínico geral ou por um geriatra, já que a doença é mais comum na terceira idade.

Quais os principais testes da sarcopenia?

Na avaliação, foram utilizados como indicador de sarcopenia os testes de velocidades de marcha (VM); força de preensão manual (FPM) do braço dominante (BN) e braço não dominante (BND) e circunferência da panturrilha (CP). A VM foi avaliada de modo retilíneo onde o avaliador traçou um percurso de 14 metros.

Qual o tratamento para sarcopenia?

O tratamento da sarcopenia envolve exercícios de resistência, conforme as condições físicas de cada paciente, e dieta orientada com suplementação de proteína, como whey protein. O tratamento é a longo prazo, podendo durar meses ou anos, e geralmente implica uma mudança de estilo de vida, portanto para a vida toda.

Qual a prevalência da sarcopenia em idosos?

Idosas sarcopênicas apresentam três vezes mais chances de serem idosas frágeis. Cerca de 5 a 13% das pessoas entre 60 e 70 anos no mundo são sarcopênicas e essa porcentagem aumenta para 11 a 50% em idosos com mais de 80 anos. A prevalência da sarcopenia é semelhante em homens e mulheres, em nível mundial.

Como avaliar a sarcopenia?

Para avaliar a sarcopenia, foi escolhido o método de compo- sição corporal, bioimpedância elétrica (BIA), da marca Seca® mBCA 525, com o objetivo de determinar os parâmetros da água corporal total (TBW), água extracelular (ECW), massa sem gordura (FFM) e massa muscular do esqueleto (SMM) e ângulo de fase.

Como tratar o quadro de sarcopenia?

"A suplementação e administração de alguns medicamentos, como hormônios anabolizantes e reposição de vitamina D, podem tratar e prevenir o quadro de sarcopenia.

Quais são os sintomas da sarcopenia?

Pré sarcopenia: o idoso apresenta apenas redução de massa muscular, sem manifestar ainda nenhum sintoma. Sarcopenia: o idoso apresenta redução de massa muscular, com impacto na força muscular ou no desempenho em atividades diárias.

Postagens relacionadas: