Como avaliar jogos didáticos?

Índice

Como avaliar jogos didáticos?

Como avaliar jogos didáticos?

Atualmente, há alguns instrumentos que podem ser usados para realizar a avaliação de jogos educacionais entre eles, destacam-se: o LORI, Game Flow, MEGAA++ e o HEDEG. O primeiro é “um guia facilitador para avaliação da qualidade de um software utilizado com fins educacionais.

O que avaliar em um jogo?

As avaliações são formas democráticas de mostrar sua opinião sobre o jogo. Sendo assim, ela deve ser realizada com base em sua experiência e do seu grupo. Realizar avaliações com base em opinião de terceiros, ou no hype do jogo, não é o ideal.

Quais os objetivos de uma avaliação somativa num jogo Digital?

A somativa ocorre após um período de aprendizagem, e visa mensurar a progressão do aluno (Miller, Imrie e Cox, 1998). Na autoavaliação, o aluno reflete sobre a sua própria evolução ao final do processo. ... Sendo assim, este trabalho objetiva propor e usar artefatos para avaliação da satisfação e da aprendizagem com JEDs.

Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino e aprendizagem?

Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Jogando, a criança inventa, descobre, desenvolve habilidades e experimenta novos pontos de vista.

Qual é o objetivo da avaliação somativa?

A avaliação somativa permite informar, à comunidade envolvida em um contexto escolar, como a aprendizagem está ocorrendo e como os objetivos específicos da escola e da rede de ensino estão sendo desenvolvidos.

Quais são as características da avaliação somativa?

A avaliação somativa tem como objetivo avaliar a aprendizagem do aluno. Ela apresenta características informativas e classificatórias, gerando dados sobre a qualidade do processo instrucional e o quanto os objetivos de aprendizagens foram alcançados ao final de um ciclo.

Qual a importância do uso de jogos em sala de aula?

Os jogos propiciam o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento. Além disso, promove a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado.

Postagens relacionadas: