Como avaliar os alunos nas aulas de Educação Física?
Índice
- Como avaliar os alunos nas aulas de Educação Física?
- Qual o método e avaliação adequados para as aulas de Educação Física por quê?
- Qual a importância da avaliação nas aulas de Educação Física?
- Como é o critério de avaliação na participação dos alunos nas aulas de Educação Física?
- Como os PCN preveem a avaliação em Educação Física?
- Qual é a avaliação predominante em Educação Física nos meios escolares?
- Qual é a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física como disciplina curricular obrigatória na educação básica?
- O que é feito na avaliação física da academia?
- Como avaliar a atividade física na educação física?
- Qual a dica para uma aula de Educação Física?
- Qual o bom senso de uma aula de Educação Física?
- Como a educação física não se limita à educação física?

Como avaliar os alunos nas aulas de Educação Física?
A avaliação deve abranger as dimensões cognitiva (competências e conhecimentos), motora (habilidades motoras e capacidades físicas) e atitudinal (valores), verificando a capacidade de o aluno expressar sua sistematização dos conhecimentos relativos à cultura corporal em diferentes linguagens – corporal, escrita e ...
Qual o método e avaliação adequados para as aulas de Educação Física por quê?
“A avaliação em educação física dever ser feita através da “observação” do aluno avaliado as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. O professor avalia o aluno através do conhecimento do assunto (conceitual), através da habilidade motora (procedimental) e através dos valores (atitudinais)”.
Qual a importância da avaliação nas aulas de Educação Física?
Isso pois a avaliação na educação física é responsável por avaliar os esforços físicos realizados pelos alunos identificando as dificuldades que podem haver nesse meio. Além disso, é através deste critério que podemos auxiliar este mesmo indivíduo a melhorar sua performance.
Como é o critério de avaliação na participação dos alunos nas aulas de Educação Física?
De acordo com BRACHT et al (1992), a avaliação nas aulas de Educação Física geralmente é feita pela consideração da presença em aula, sendo este o único critério de aprovação e reprovação, ou então, reduzindo-se a medidas de ordem biométrica: peso, altura, etc., bem como técnicas: execução de gestos técnicos, destrezas ...
Como os PCN preveem a avaliação em Educação Física?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam três focos principais de avaliação na Educação Física: Realização das práticas — É preciso observar primeiro se o estudante respeita o companheiro, como lida com as próprias limitações (e as dos colegas) e como participa dentro do grupo.
Qual é a avaliação predominante em Educação Física nos meios escolares?
Bratifische (2003) considera que a avaliação que predomina na Educação Física escolar é a de domínio psicomotor, onde a aptidão física é priorizada nas avaliações, e esse fato, deve-se ao destaque dado, na graduação, às disciplinas práticas e à praticidade de sua realização.
Qual é a importância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física como disciplina curricular obrigatória na educação básica?
De acordo com as orientações do Ministério da Educação, a avaliação formativa deve prevalecer em relação à avaliação sumativa e deve estar integrada nos processos de ensino e aprendizagem. No entanto, persistem dificuldades por parte dos professores e das escolas em desenvolver práticas de avaliação formativa.
O que é feito na avaliação física da academia?
A avaliação física tem como objetivo entender e identificar o nível de condicionamento físico, avaliar fatores de riscos para doenças cardiovasculares, avaliar disfunções nos padrões básicos de movimento, entre outros.
Como avaliar a atividade física na educação física?
Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida. Portanto, nada de considerar apenas a frequência às aulas, o uniforme ou a participação em jogos e competições ...
Qual a dica para uma aula de Educação Física?
O professor Alexsandro Espindola, aluno do curso de Impulsionador Esportivo do Impulsiona, deu a seguinte dica para uma boa aula de Educação Física: “o professor deve demonstrar grande empolgação naquilo que está abordando e ter uma participação ativa.”
Qual o bom senso de uma aula de Educação Física?
O preparador físico Alex Borghetti acredita que o bom senso é a chave de uma boa aula de Educação Física. “Depois de alinhar o planejamento da aula aos objetivos dos alunos, é necessário ter bom senso para adaptar e adequar a aula, se necessário.
Como a educação física não se limita à educação física?
Contudo, a educação física não se limita à formação das aptidões físicas do indivíduo e transcende a dimensão puramente recreativa, mas sim na sua educação e consciência como um todo.