Como identificar torcicolo congênito?

Índice

Como identificar torcicolo congênito?

Como identificar torcicolo congênito?

Com o torcicolo congênito não é diferente. O sintoma mais comum é a cabeça torta, inclinada para o lado do músculo contraído, com o queixo apontando para o lado oposto. É claro que vez ou outra qualquer bebê vai pender a cabeça para o lado, já que o corpo está em processo de estruturação.

Quem avalia torcicolo congênito?

O fisioterapeuta do bebê deverá ensinar algum exercícios de alongamento e de liberação do músculo afetado para que a mãe faça em casa, a fim de complementar o tratamento.

O que é torcicolo congênito?

O torcicolo congênito (TC) é definido como uma contratura unilateral do músculo esternocleidomastoideo que, em geral, se manifesta no período neonatal ou em lactentes(1). Em crianças com TC, a cabeça fica inclinada para o lado do músculo afetado e rodada para o lado oposto(2).

Qual exame detecta torcicolo?

Os exames de imagem no contexto do torcicolo congênito possuem indicação para avaliar outras deformidades e estimar a extensão da anormalidade muscular e a previsibilidade de cirurgia. Exames de rotina: Radiografias da região cervical em AP + perfil + transoral podem ser utilizadas para exclusão de outras deformidades.

Qual a etiologia do torcicolo muscular congênito?

A etiologia é desconhecida, mas parece ter relação com as condições do parto, como apresentações cefálicas à posição intrauterina, que causariam deficiência de circulação no músculo. O diagnóstico é clínico e se dá pela observação da posição da cabeça virada e do nódulo que pode estar presente no pescoço.

O que acontece no torcicolo muscular congênito?

Torcicolo Muscular Congênito: principais informações. É uma alteração onde a criança mantem a cabeça inclinada para um lado e tem dificuldade de virar para o lado oposto. Geralmente é descoberto entre 6 e 8 semanas de vida.

Porque o bebê fica com o pescoço torto?

— Sim, é muito comum bebês manterem uma posição preferencial. O grande problema é que, se for muito recorrente, a cabecinha pode se “ajeitar” nessa posição, fazendo com que os ossos do crânio ganhem uma conformação diferente.

O que pode causar torcicolo em bebê?

Causas do torcicolo O torcicolo infantil ocorre quando os músculos que conectam o esterno e a clavícula ao crânio (músculo esternocleidomastóideo) são encurtados. Como o músculo do pescoço do bebê é encurtado em um lado do pescoço, ele puxa a cabeça para uma inclinação ou rotação, mas geralmente são ambos.

Postagens relacionadas: