Como avaliar a qualidade de uma radiografia de tórax?
Índice
- Como avaliar a qualidade de uma radiografia de tórax?
- Quais são os critérios de avaliação em uma radiografia?
- Quais são os parâmetros que devem ser avaliados para caracterização de um bom exame radiográfico?
- Quais são as diferenças na radiografia de tórax?
- Qual a radiografia de tórax de uma criança de 12 meses?
- Como analisar a radiografia do torácico?
- Qual a seta da radiografia de tórax?

Como avaliar a qualidade de uma radiografia de tórax?
Para que se faça uma boa avaliação do tórax, é necessário que seja feita uma rotina mínima, que para o tórax é a incidência em PA (póstero-anterior) e Perfil esquerdo em posição ortostática. Lembrando que há outros tipos de incidências que devem ser consideradas de acordo com a suspeita clínica.
Quais são os critérios de avaliação em uma radiografia?
São considerados, neste item, os quesitos alinhamento, nivelamento das cristas marginais, inclinações vestíbulo-linguais, sobressaliência, contatos oclusais, relação oclusal anteroposterior, contatos interproximais e angulações radiculares.
Quais são os parâmetros que devem ser avaliados para caracterização de um bom exame radiográfico?
Os 3 principais parâmetros técnicos do RX de tórax avaliados na rotina clínica são a dose de radiação (verificar se o RX não ficou pouco ou muito penetrado), inspiração correta (verificar se o exame não está expirado) e o alinhamento (verificar se o RX não está rodado).
Quais são as diferenças na radiografia de tórax?
3- ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX (Roteiro para análise) F) Pulmões - Buscar diferenças na transparência (hipo ou hipertransparência). - Vasos pulmonares: identificados até cerca de 1,5 cm da superfície pleural (exceto ápices ~ 3 cm).
Qual a radiografia de tórax de uma criança de 12 meses?
Figura 5 - Radiografia de tórax de uma criança de 12 meses com espaço cístico aéreo em local de uma pneumonia prévia, correspondendo a uma pneumatocele (setas pretas).2 Figura 6 - Radiografia de tórax em PA (imagem A) e perfil (imagem B) evidenciando a presença de cisto aéreo pulmonar com nível líquido apontado com as setas brancas. Lauand LM.1
Como analisar a radiografia do torácico?
3- ANÁLISE DA RADIOGRAFIA DE TÓRAX (Roteiro para análise) B) Esqueleto torácico: costelas, coluna torácica, escápulas, clavículas / linhas companheiras, esterno e porção proximal dos úmeros (Coluna torácica e esterno: melhor visualizados no perfil)
Qual a seta da radiografia de tórax?
Figura 8 - a) Radiografia de tórax em AP mostrando pneumomediastino e enfisema subcutâneo, como áreas lineares radioluscentes subcutâneas e centrais no tórax. b) Radiografia de tórax PA demonstra pneumotórax à direita. A seta indica a posição da pleura visceral. CONGESTÃO PULMONAR