Como saber se tenho discinesia escapular?

Índice

Como saber se tenho discinesia escapular?

Como saber se tenho discinesia escapular?

Diagnóstico

  1. Dor ao redor da escápula, por contraturas ou síndrome miofascial.
  2. Perda de força no membro superior acometido, com dificultade para levantar o braço acima da altura do ombro.
  3. Tendinopatias secundárias ao impacto subacromial.

O que é discinesia escapular?

A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.

Como avaliar escapula alada?

O diagnóstico da escápula alada é feito pelo ortopedista por meio de avaliação clínica, em que é verificada a posição da escápula, além de serem realizados alguns movimentos com o braço e com os ombros para verificar se há limitação do movimento e se a pessoa sente alguma dor ou desconforto que seja indicativo de lesão ...

Quais os tipos de discinesia escapular?

O tipo I é caracterizado, em repouso, pela projeção da borda medial inferior e, durante os movimentos de elevação do braço, o ângulo inferior se projeta posteriormente. No tipo II, a projeção acontece na borda medial da escápula no repouso e no movimento.

Qual médico cuida da escápula?

O diagnóstico é feito por um médico ortopedista através de exame físico, sendo que pode ser solicitado a realização de eletromiografia para analisar o funcionamento dos músculos na região da escápula.

Como ocorre a discinesia escapular?

A discinesia de escápula geralmente é causada por desequilíbrio muscular ou funcional. Ou seja, quando há enfraquecimento do músculo serrátil e na parte inferior do trapézio. De forma geral essa fraqueza está diretamente associada à contratura da porção superior do trapézio e do peitoral menor.

Como é feito o diagnóstico da discinesia escapular?

O diagnóstico da discinesia escapular é feito com base no exame clínico constituído por inspeção da posição escapular durante o repouso e do comportamento da escápula durante a elevação do membro superior. Quando houver suspeita clínica, o exame que faz o diagnóstico das lesões neurológicas e de sua magnitude é a eletroneuromiografia (ENMG).

Qual o tratamento para a discinesia?

A maior parte dos pacientes, nos quais a discinesia é um problema funcional decorrente de desequilíbrios musculares, o tratamento envolve o reequilíbrio da musculatura, com fortalecimento das musculaturas enfraquecidas e alongamento das estruturas contraturadas.

Qual a função da escápula?

A escápula tem uma importante função, dentro dos mecanismos de movimento dos membros superiores, mais especificamente dos ombros. Por isso, desvios e desordens como a discinesia escapular (também conhecida como escápula alada) trazem inúmeros problemas de mobilidade ou funcionalidade.

Quais são os movimentos das escápulas?

Os movimentos das escápulas acontecem em 3 planos: – Sagital (inclinação anterior e posterior); – Frontal (rotação); – Transverso (rotação interna e externa). Para que não haja problemas nos movimentos escapulares, é fundamental que todos estes movimentos não apresentem variações em sua mecânica natural.

Postagens relacionadas: