Como avaliar um paciente com TCE?
Índice
- Como avaliar um paciente com TCE?
- Quais são os sinais de TCE?
- Quais os sinais devem ser observados em um paciente vítima de TCE?
- Como é feito o diagnóstico de TCE?
- Qual a melhor conduta para evitar o TCE?
- O que é TCE leve?
- O que é um traumatismo craniano leve?
- Quais as complicações tardias do TCE?
- Quais as complicações do TCE?
Como avaliar um paciente com TCE?
ECG = escala de coma de Glasgow; TCE = trauma cranioencefálico. O TCE leve de baixo risco é definido como pacientes que sofre- ram mecanismos de trauma leves, e na avaliação da ECG têm pontuação entre 14 e 15 pontos. Podem ser totalmente assinto- máticos com o exame físico normal e sem alterações neurológicas.
Quais são os sinais de TCE?
Como identificar um traumatismo craniano
- Sangramento grave na cabeça ou rosto;
- Saída de sangue ou líquido pelos ouvidos ou nariz;
- Perda de consciência ou sonolência excessiva;
- Náuseas intensas e vômitos incontroláveis;
- Confusão, dificuldade para falar ou perda de equilíbrio.
Quais os sinais devem ser observados em um paciente vítima de TCE?
Alguns dos principais sinais dos traumatismos cranianos são: Alteração no nível de consciência. Falas desconexas. Esquecimentos.
Como é feito o diagnóstico de TCE?
O diagnóstico do paciente começa a ser traçado no primeiro contato do socorrista com a vítima, através do exame físico bem executado e para complementar utiliza-se exames subsidiários que são: Raio X de crânio; Tomografia computadorizada; Angiográfico encefálico; Ressonância Magnética e Monitorização da Pressão ...
Qual a melhor conduta para evitar o TCE?
O manejo do paciente com TCE envolve a prevenção ou tratamento da Hipertensão intracraniana (HIC), com as seguintes medidas:
- Elevação do tórax no leito a 30 a 45º
- Manter a Pressão de Perfusão Cerebral (PPC) > 70mmHg (PPC= PAM -PIC)
- Osmoterapia com manitol. ...
- Solução hiperosmolar. ...
- Sedação (midazolam, propofol ou opióides)
O que é TCE leve?
Classifica-se como TCE leve os pacientes com 13 a 15 pontos na Escala de 3. Coma de Glasgow (ECG) (item III, texto subsidiário). Há tendência a classificar o paciente com 13 pontos na ECG como TCE moderado, tendo em vista a maior incidência de lesões expansivas intracranianas (LEIC) pós-traumáticas.
O que é um traumatismo craniano leve?
O traumatismo craniano, ou traumatismo cranioencefálico, é uma lesão no crânio provocada por uma pancada ou trauma na cabeça, que pode atingir o cérebro e ocasionar sangramento e coágulos.
Quais as complicações tardias do TCE?
Algumas das complicações encontradas após TCE severo incluem a epilepsia, o hematoma subdural crônico e até mesmo o hipopituitarismo, o qual é caracterizado por insuficiência parcial ou completa da secreção hormonal da hipófise anterior.
Quais as complicações do TCE?
As complicações mais comuns que acometem as vítimas do TCE incluem o edema cerebral, laceração de vasos, fístula liquórica, hidrocefalia, convulsões, epilepsia, formação de abscesso cerebral, rinorréia e otorréia liquórica, lesão de nervos, hematomas que podem criar lesões expansivas adicionais, infecções como: ...