O que fazer para diminuir a ferritina no sangue?

Índice

O que fazer para diminuir a ferritina no sangue?

O que fazer para diminuir a ferritina no sangue?

Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

Qual medicamento para baixar a ferritina?

A Deferiprona é uma substância que apresenta a capacidade de retirar o excesso de ferro do organismo de pacientes portadores de talassemia major (doença também conhecida como anemia do mediterrâneo), submetidos a constantes transfusões de sangue e que não podem receber outra terapia (como a desferroxamina).

Como baixar a ferritina naturalmente?

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

Quando se preocupar com a ferritina alta?

Se você tem ferritina alta, procure primeiramente uma consulta com endocrinologista para avaliar sua saúde metabólica. A síndrome metabólica e a esteatose hepática (gordura no fígado) podem estar relacionadas com o aumento da ferritina.

O que provoca o aumento da ferritina no sangue?

Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.

Quem tem ferritina pode tomar zinco?

Caso a elevação da ferritina seja metabólica, além dos cuidados acima, outros são necessários: Se detectada a deficiência de cobre e/ou zinco suplementar.

O que comer para abaixar a ferritina?

Ferritina alta: O que comer

  • Leite e derivados (fontes de cálcio)
  • Café
  • Chás com ou sem cafeína, a exemplo do chá verde.
  • Maçã (contém pectina)
  • Pêra.
  • Banana.
  • Melão.
  • Mamão.

O que a ferritina alta pode causar?

Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.

Qual é o normal da ferritina?

Os níveis normais de ferritina variam entre mg. Quando ultrapassam 1000 mg, a situação deve ser investigada por um médico. Porém, mesmo com o nível elevado, o paciente não precisa, necessariamente, afastar-se de alimentos ricos em ferro.

Como fazer o exame da ferritina?

Saiba mais sobre o exame da Ferritina. Em casos de hemacromatose, histórico familiar de excesso de ferro no sangue ou alcoolismo, por exemplo, é importante realizar acompanhamento periódico dos níveis de ferro sangue e, assim, evitar complicações.

Como evitar o excesso de ferritina?

Se você consome esse tipo de carne regularmente, evite comê-la com alimentos que contêm a vitamina C e o betacaroteno, que aumentam a absorção do ferro. Talvez não seja uma boa ideia tomar um caldo de carne bem farto com batata e cenoura se você estiver tentando reduzir o excesso de ferritina.

Qual o suplemento recomendado para tratar o excesso de Ferro?

O cardo de leite é um suplemento frequentemente recomendado para tratar o excesso de ferro. No entanto, dependendo das causas do alto nível de ferritina, o suplemento pode acabar piorando o problema. [18] Consulte um medico antes de começar a tomar qualquer suplemento de ervas, incluindo o cardo de leite.

Como evitar os alimentos ricos em ferro?

Para ajudar no controle, deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em ferro, como fígado, moela, carnes vermelhas, frutos do mar, feijão e vegetais verde escuros, como a couve e o espinafre. Saiba quais são os alimentos ricos em ferro que devem ser evitados.

Postagens relacionadas: