Qual é a política de Atenas?
Índice
- Qual é a política de Atenas?
- Como Atenas Tornou-se o centro da vida social?
- Como funcionava a relação comercial e política de Atenas com os estrangeiros?
- O que os espartanos valorizavam?
- Quem participava da vida política em Atenas?
- Quais eram as principais características sociais e políticas de Atenas?
- Quais foram as camadas que formam a sociedade ateniense?
- Como se formou a cidade de Atenas?
- Por que Atenas é considerado o berço da democracia?
- Como era a vida na cidade de Atenas?
- Por que a educação na Grécia teve formas diferentes?
- Qual o período de formação da Grécia Antiga?
- Qual foi o surgimento da filosofia na Grécia?
- Qual a origem da cultura grega?
Qual é a política de Atenas?
Democracia ateniense AristocraciaDemocracia direta Atenas Clássica/Governo
Como Atenas Tornou-se o centro da vida social?
Foi um grande centro cultural, influenciado principalmente pelo intenso comércio com as regiões vizinhas. É considerada o berço da democracia, bem como a cidade em que floresceram a filosofia, o teatro, a arte e a vida urbana na Grécia.
Como funcionava a relação comercial e política de Atenas com os estrangeiros?
As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense.
O que os espartanos valorizavam?
Sociedade. Esparta era uma cidade muito diferente de Atenas, outra importante cidade-estado da Grécia antiga. Os espartanos não se interessavam por arte ou por filosofia. Ao contrário, eles valorizavam a coragem, a força e a obediência.
Quem participava da vida política em Atenas?
Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.
Quais eram as principais características sociais e políticas de Atenas?
Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.
Quais foram as camadas que formam a sociedade ateniense?
A sociedade ateniense era formada por três principais camadas sociais: os cidadãos atenienses, os metecos e os escravos.
Como se formou a cidade de Atenas?
A origem de Atenas é marcada pela invasão dos aqueus, eólios e jônios. ... O processo de aculturação foi amistoso e durou muito tempo, tendo terminado por volta do século X a.C. O que protegeu Atenas de ser atacada e invadida por outros povos foram as condições geográficas.
Por que Atenas é considerado o berço da democracia?
A cidade de Atenas, na Grécia, é considerada o berço da democracia. Lá, os cidadãos se reuniam na praça principal, chamada de Ágora, para discutir os problemas políticos e criar leis. ... A democracia que existia em Atenas é a chamada democracia direta, onde o povo faz as leis, decide o que é melhor para a cidade.
Como era a vida na cidade de Atenas?
Atenas na Antiguidade era uma sociedade não militarista, em oposição a Esparta e se destacava das outras cidades gregas por ter adotado a democracia. Foi fundada no século VIII a.C. na região da Ática. Durante as Guerras Médicas Atenas comandou o exército Grego através da chamada Confederação de Delos.
Por que a educação na Grécia teve formas diferentes?
A educação na Grécia teve formas diferentes. No decorrer deste trabalho, veremos essas diferenças. Em Esparta ela assume um papel de preparação para a guerra. Entretanto, em Atenas assume uma papel mais intelectual.
Qual o período de formação da Grécia Antiga?
O primeiro período de formação da Grécia é chamado de pré-homérico. A Grécia antiga se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos ( aqueus, jônios, eólios, dórios ). Eles migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Jônico, Mediterrâneo e Egeu.
Qual foi o surgimento da filosofia na Grécia?
O surgimento da filosofia na Grécia não é na verdade, um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez através de milênios e para o qual concorreram diversas transformações. – A escrita gera uma nova idade mental fixando a palavra, e consequentemente, o mundo para além daquele que o profere.
Qual a origem da cultura grega?
A cultura grega está intimamente ligada à religião. A literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo. As peças teatrais eram muito populares e todas as cidades tinham seu palco onde eram encenadas as tragédias e comédias.