O que Aristóteles afirmava acerca da queda de dois corpos de massas diferentes soltos de uma mesma altura?

Índice

O que Aristóteles afirmava acerca da queda de dois corpos de massas diferentes soltos de uma mesma altura?

O que Aristóteles afirmava acerca da queda de dois corpos de massas diferentes soltos de uma mesma altura?

Por volta de 300 anos antes de Cristo, existiu um filósofo grego chamado Aristóteles que acreditava que se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seriam diferentes.

O que Aristóteles pensava sobre queda dos corpos?

Segundo a filosofia de Aristóteles, os corpos caem para chegar ao seu lugar natural, seguindo a premissa natural da Antigüidade, período no qual se consideravam elementos primários a terra, a água, o ar e o fogo.

O que podemos fazer para comprovar experimentalmente a teoria da queda dos corpos de Galileu de que corpos de diferentes massas chegam ao mesmo tempo no chão?

Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo.

Qual foi o primeiro filósofo a estudar o movimento de queda livre e o que ele afirmava?

O famoso cientista italiano Galileu Galilei (15) realizou experiências para tentar entender o movimento de queda dos corpos. Até a época de Galileu, acreditava-se que se dois corpos de pesos diferentes fossem abandonados juntos de uma mesma altura, o corpo mais pesado chegaria primeiro ao chão.

Por que corpos de diferentes pesos caem juntos?

O movimento de queda livre foi estudado pelo físico italiano Galileu Galilei. De acordo com os seus estudos, Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração.

Porque dois objetos de massas diferentes caem ao mesmo tempo?

Com a mesma aceleração, todos os objetos ganham velocidade na mesma proporção. Como ganham velocidades iguais, devem chegar juntos ao solo, se largados ao mesmo tempo, da mesma altura. O experimento consiste em observar a queda de pares de objetos com massas diferentes.

O que diz a lei da queda dos corpos?

Foi descoberto por Galileu, refinado por Isaac Newton e nas mãos de Albert Einstein, deu-se origem à Teoria Mecânica do Cosmo. Todos os corpos caem com a mesma aceleração constante. O efeito da gravidade em todos os corpos é o mesmo independentemente do seu peso. ...

Quem descobriu a queda livre?

Galileu Galilei O experimento de queda livre mais famoso é aquele que é frequentemente atribuído a Galileu Galilei, embora não passe de uma lenda, esse experimento foi muito importante para que entendêssemos que o peso dos corpos não afeta o seu tempo de queda, no caso em que a resistência oferecida pelo ar puder ser desprezada.

Porque é que corpos com massas diferentes caem ao mesmo tempo?

O movimento de queda livre foi estudado pelo físico italiano Galileu Galilei. De acordo com os seus estudos, Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração.

Quais grandezas devemos levar em consideração para comprovar que as massas dos corpos não influenciam no seu tempo de queda?

Na queda livre, desconsidera-se o efeito da resistência do ar, por isso, nesse tipo de movimento, o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa ou de seu tamanho, mas somente da altura em que foram soltos e do módulo da aceleração da gravidade no local.

Quem foi Aristóteles?

O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) desenvolveu muitas teorias no campo da Física . Tais teorias envolviam o que Aristóteles descreveu como os quatro elementos.

Qual o ponto de partida da filosofia aristotélica?

Aluno de Platão, a quem reconhecia o gênio, Aristóteles passou a discordar de uma ideia fundamental de sua filosofia e, então, o pensamento dos dois se distanciou. Talvez seja esse o ponto de partida para se falar da obra filosófica aristotélica.

Quais são as teorias de Aristóteles?

Tais teorias envolviam o que Aristóteles descreveu como os quatro elementos. Aristóteles descreveu detalhadamente uma relação entre esses elementos, sua dinâmica, como eles uniam a Terra e como eram, em muitos casos, atraídos um pelo outro por forças não especificadas.

Quais são os domínios de Aristóteles?

Deixando de lado os domínios que deram origem a outras ciências e nos limitando à filosofia propriamente dita, Aristóteles ainda refletiu sobre a ética, a política e a poética (que, no caso, compreende não apenas a poesia, mas a obra literária e teatral).

Postagens relacionadas: