Como Bentinho consegue realmente sair do seminário?

Índice

Como Bentinho consegue realmente sair do seminário?

Como Bentinho consegue realmente sair do seminário?

Diante dessa circunstância, com a ajuda de José Dias (o agregado), Bentinho obteve o consentimento de sua mãe para sair do seminário e estudar Direito no exterior (José Dias era fascinado por Direito e pelos estudos no exterior). Para cumprir sua promessa, então, Dona Glória adotou um órfão e encaminhou-o ao seminário.

Como Bentinho e Capitu se conheceram?

Em uma visita a sua família, Bentinho leva Escobar e Capitu o conhece. Enquanto Bentinho estuda para se tornar padre, Capitu estreita relações com dona Glória, que passa a ver com bons olhos a relação do filho com a garota.

Quantos anos tinha Bentinho e Capitu?

Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos.

Qual era a profissão de Bentinho?

Levado para o seminário para ser padre (promessa da mãe – D. Glória), quando trava amizade com Escobar, Bentinho, com ajuda de J Dias, abandona a carreira sacerdotal e ingressa na Faculdade de Direito, em São Paulo. Formado aos vinte e um anos, ele é agora o Dr. Bento F.

O que aproxima Capitu de José Dias?

O arrependimento é um momento marcante na peça Otelo, mas em Dom Casmurro ele não acontece. A acusação de infidelidade aproxima Capitu de Desdêmona: ambas encontram-se envolvidas numa situação dramática que culmina com trágico desfecho.

Qual era o nome do filho de Capitu e Bentinho?

O primeiro casa-se com Sancha, amiga de Capitu, com quem tem uma filha, a quem dão o nome de Capitolina, em homenagem à amizade próxima e intensa que compartilham. O segundo, Bentinho, casa-se, como se sabe, com Capitu, o casal tem um filho e, em espelho de reciprocidade simpática, dão a ele o nome do amigo: Ezequiel.

O quê Capitu fez para Bentinho achar que ela o traiu?

Por que Bentinho acha que Capitu o traiu? ... Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.

Qual era o plano de Capitu para Bentinho não ir para o convento?

Capitu perguntava o motivo pelo qual José Dias teria tocado no assunto. Como o assunto era ela mesma, Bentinho preferiu esconder essa parte da conversa. ... Bentinho poderia persuadi-lo a falar com sua mãe sobre mandá-lo para São Paulo a estudos, que seria muito melhor que o seminário.

Quais são as semelhanças entre Bentinho e Escobar?

Bentinho começa a ver semelhanças entre seu filho e o defunto Escobar; são semelhantes os olhos, as feições, o rosto, o corpo inteiro, segundo o narrador, de forma que “Escobar vinha assim surgindo da sepultura, [...] para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me à noite a bênção do costume”.

Qual o primeiro motivo de preocupação de Bentinho?

O primeiro fato relevante narrado é também seu primeiro motivo de preocupação. Bentinho escuta uma conversa entre José Dias e dona Glória: ela pretende mandá-lo ao seminário no cumprimento de uma promessa feita pouco antes de seu nascimento.

Quem tem solução para o problema de Bentinho?

Porém, D. Glória faz com que o filho cumpra a promessa, e ele vai para o seminário. Ali, conhece Ezequiel de Sousa Escobar, que se torna o seu melhor amigo e confidente. É Escobar quem tem a solução para o problema de Bentinho: em vez do filho, D. Glória deve fazer padre “algum mocinho órfão”.

Quem é o melhor amigo de Bentinho?

Ali, conhece Ezequiel de Sousa Escobar, que se torna o seu melhor amigo e confidente. É Escobar quem tem a solução para o problema de Bentinho: em vez do filho, D. Glória deve fazer padre “algum mocinho órfão”. Dessa maneira, Bentinho, finalmente, consegue sair do seminário. Bentinho vai estudar Direito e se forma bacharel aos 22 anos.

Postagens relacionadas: