Onde procurar ajuda psicológica?

Índice

Onde procurar ajuda psicológica?

Onde procurar ajuda psicológica?

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico de forma gratuita nos chamados CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Estes centros são compostos não apenas por Psicólogos, mas também por Psiquiatras, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Terapeutas.

Como saber se preciso de ajuda psicológica?

Quando devemos procurar um psicólogo?

  • Sintomas físicos. ...
  • Sensação de não pertencer a algum lugar. ...
  • Problemas familiares. ...
  • Dificuldade em se relacionar. ...
  • Sofrimento de um trauma. ...
  • Excesso de insegurança. ...
  • Insatisfação com a vida. ...
  • Dificuldade para superar uma perda.

Onde buscar ajuda psicológica gratuita?

É possível encontrar atendimento psicológico gratuito?

  1. Centro de Valorização da Vida (CVV) ...
  2. Sistema Único de Saúde (SUS) ...
  3. Atendimento de universidades públicas. ...
  4. Atendimento em organizações não-governamentais (ONGs)

Quando é hora de procurar um psicólogo?

Na verdade é indicado que você marque uma consulta quando perceber sintomas de medo, tristeza, ansiedade, depressão, raiva, angustia, desânimo e procrastinação começarem a ser constantes em sua vida e que não melhoram com o passar dos meses. Nestes casos, quanto antes você buscar um atendimento especializado melhor.

Como falar com um psicólogo online grátis?

Bem-vindos ao Therapion ! Somos especialistas em psicologia online. No nosso site pode obter ajuda psicológica e aconselhamento terapêutico de psicólogos e psicoterapeutas qualificados. Escolha entre e-mail, chat, telefone ou videoconferência.

Como saber se preciso de um psicólogo ou psiquiatra?

Você deve ir ao psicólogo (a) primeiro pois é ele(a) que cuida de conflitos psicológicos, em terapia sem uso de medicamentos. O psiquiatra trata de doenças mentais com medicamentos, ou seja, em casos mais graves. O psicólogo(a), em primeira instância saberá avaliar a sua situação e orientá-lo (a).

Quais as perguntas que o psicólogo faz na primeira consulta?

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Quem precisa de um psicólogo?

A consulta com o psicólogo é recomendada não só para quem está com um problema emocional aparente, mas também para todas as pessoas que desejam se conhecer melhor e buscar equilíbrio em qualquer campo da vida — seja pessoal, seja profissional.

Para que serve um psicólogo?

O psicólogo costuma tratar de transtornos emocionais, psicológicos e comportamentais. Ou seja, você pode cuidar das suas emoções e dos seus sentimentos, ou de transtornos psicológicos como depressão e crises de ansiedade, ou de hábitos ruins e vícios.

Por que procurar ajuda psicológica?

Sentir raiva ou ansiedade de forma muito intensa e estar sempre se preparando para o pior a ponto de atrapalhar as suas atividades cotidianas pode ser um sinal de alerta. Nesses casos, procurar ajuda psicológica é uma ótima ideia.

Qual o porquê de um psicólogo?

Muitos ainda não entendem bem o porquê de um psicólogo ou para que procurar este profissional. E por isso acabam desenvolvendo a ideia de que somente aqueles que (de acordo com o julgamento deles) não são capazes de uma estrutura é que deveriam estar em um consultório terapêutico. E é ai que está o maior engano.

Como funciona um consultório psicológico?

Um consultório psicológico serve justamente para qualquer pessoa, independente necessidade e diagnóstico, que seja capaz de ir e vir, de questionar o outro e a si mesmo, que possa ter consciência de si e do meio e que assim consiga entender suas limitações, conflitos e dificuldades para poder trabalhar com isso em sua vida. NÃO PARE AGORA...

Como procurar ajuda psicológica para superar o sofrimento?

Quando passamos mais tempo sem vontade de levantar da cama e sem motivação para realizar as atividades cotidianas, procurar ajuda psicológica é a melhor alternativa para entender o que está acontecendo e conseguir superar o sofrimento.

Postagens relacionadas: