Como se separa os subprodutos do petróleo?

Índice

Como se separa os subprodutos do petróleo?

Como se separa os subprodutos do petróleo?

O petróleo, após ser extraído da natureza, é transportado para as refinarias e começa a ser fracionado através de aquecimento em tanques apropriados dando origem a vários subprodutos, esse processo é denominado de destilação fracionada.

Como é chamado o processo de separação do petróleo?

Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação. Em cada nível há um recipiente que coleta um determinado subproduto do petróleo.

Como funciona a torre de destilação do petróleo?

No refino de petróleo, o óleo cru passa por um tratamento para retirar impurezas antes de entrar em uma coluna de metal, apresentada na Figura 1, sendo aquecido em uma caldeira até uma temperatura em que vaporiza e sobe através da coluna.

Como são separadas as diferentes frações do petróleo?

A separação das frações é feita na torre de destilação. Trata-se de uma coluna de aço preenchida com bandejas que possuem "obstáculos" nos espaços reservados para passagem do petróleo. As substâncias de menor ponto de ebulição vaporizam e conseguem chegar até o topo da coluna, onde são retiradas.

Onde é usado a mistura homogênea em derivados do petróleo?

É mais usada em indústrias petroquímicas para separar os diversos derivados do petróleo.

Quais são os principais componentes obtidos a partir do petróleo?

Principais produtos derivados do petróleo

  • Gasolina automotiva;
  • Combustível de aviação;
  • Óleo diesel;
  • Óleos lubrificantes;
  • Óleos combustíveis;
  • GLP;
  • Produtos asfálticos;
  • Querosene de iluminação;

Quais são as principais frações do petróleo?

As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe.

Como é a destilação fracionada do petróleo?

A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes do petróleo. O petróleo é uma substância oleosa, menos densa que a água, formado por uma mistura de substâncias. ... Após a liquefação, submete-se a mistura a uma destilação fracionada: o gás de menor ponto de ebulição volta para o estado gasoso.

Como funciona a torre de destilação do petróleo?

Torre de destilação e frações separadas do petróleo Inicialmente, o petróleo é aquecido a 400 ºC em uma fornalha e produz uma mistura de vapores e líquidos que entram na torre de destilação com pressão atmosférica. Como os componentes do petróleo são apolares, os pontos de ebulição aumentam de acordo com a cadeia carbônica.

Como ocorre a destilação do petróleo no Brasil?

O primeiro e mais importante desses processos é a destilação, que ocorre dentro de uma grande torre. Nela, o petróleo é aquecido a altas temperaturas, evapora e, quando volta à forma líquida novamente, já tem boa parte de seus principais subprodutos separados. O Brasil possui hoje 14 refinarias de petróleo.

Como funciona a destilação de petróleo bruto?

Como na destilação de petróleo bruto a alimentação do processo tem uma composição diversificada, as saídas de líquidos em intervalos dentro da coluna permitem a retirada de diferentes frações ou produtos com diferentes pontos de ebulição ou intervalos de ebulição.

Como fazer a destilação fracionada em refinaria de petróleo?

Torres de destilação fracionada em uma refinaria de petróleo. O método mais básico para realizar a separação dos componentes do petróleo é a destilação fracionada. Ela é utilizada porque possui como princípio básico a diferença no ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.

Postagens relacionadas: