Como calcular o valor de uma matriz?
Índice
- Como calcular o valor de uma matriz?
- Como calcular matrizes diferentes?
- Como descobrir os elementos de uma matriz?
- Como calcular a transposta de uma matriz?
- É possível multiplicar matrizes de ordens diferentes?
- Como calcular matrizes a B?
- Qual a quantidade de elementos de uma matriz quadrada?
- Como realizar a subtração entre elementos da matriz A e B?
- Qual a relação entre uma matriz A e uma nova matriz?
- Como calcular o determinante da matriz?
Como calcular o valor de uma matriz?
Ouça em voz altaPausarAs matrizes de Ordem 2 ou matriz 2x2, são aquelas que apresentam duas linhas e duas colunas. O determinante de uma matriz desse tipo é calculado, primeiro multiplicando os valores constantes nas diagonais, uma principal e outra secundária. De seguida, subtraindo os resultados obtidos dessa multiplicação.
Como calcular matrizes diferentes?
Ouça em voz altaPausarPara ser possível multiplicar matrizes, é primordial que o número de colunas da primeira matriz seja igual ao número de linhas da segunda matriz. A matriz C, resultado da multiplicação A . B, tem as dimensões m x p, ou seja, o número de linhas da primeira matriz e o número de colunas da segunda.
Como descobrir os elementos de uma matriz?
Quando falamos da ordem ou dos elementos de uma matriz, sempre nos referimos primeiro à linha e depois à coluna. Assim: U4×6 tem 4 linhas e 6 colunas. u42 é o elemento que está na linha 4 e na coluna 2....Por exemplo, quanto aos elementos de A, temos:
- a11=5.
- a12=6.
- a13=7.
- a14=8.
- a21=4.
- a22=3.
- a23=2.
- a24=1.
Como calcular a transposta de uma matriz?
Ouça em voz altaPausarPara encontrar a matriz transposta, basta trocar a posição das linhas e colunas da matriz A. O que for a primeira linha da matriz A será a primeira coluna da matriz transposta At, a segunda linha da matriz A será a segunda coluna da matriz At, e assim sucessivamente.
É possível multiplicar matrizes de ordens diferentes?
Ouça em voz altaPausarPode-se fazer o produto de duas matrizes de ordens diferentes desde que o número de colunas da primeira matriz seja igual ao número de linhas da segunda matriz.
Como calcular matrizes a B?
Ouça em voz altaPausarDadas duas matrizes A e B, o produto AB só poderá ser obtido se o número de colunas de A for igual ao número de linhas de B. A matriz resultante terá como ordem o número de linhas de A e o número de colunas de B.
Qual a quantidade de elementos de uma matriz quadrada?
A quantidade de elementos de uma matriz quadrada está diretamente ligada à quantidade de menor complementar que ela irá possuir, ou seja, se uma matriz possui 9 elementos, ela terá 9 menor complementar. A = daí formamos o menor complementar do determinante a 31. a 31 = = - 3 .
Como realizar a subtração entre elementos da matriz A e B?
Exemplo: A subtração entre elementos da matriz A e B produz uma matriz C. Neste caso, realizamos a soma da matriz A com a matriz oposta de B, pois . A multiplicação de duas matrizes, A e B, só é possível se o número de colunas de A for igual ao número de linhas de B, ou seja, .
Qual a relação entre uma matriz A e uma nova matriz?
Seja A uma matriz e A’ uma nova matriz construída trocando-se as linhas da matriz A, então det(A’) = -det(A), ou seja, ao inverter-se a posição das linhas de uma matriz, o seu determinante ...
Como calcular o determinante da matriz?
O determinante da matriz A pode ser calculado da seguinte forma: Exemplo: O determinante da matriz M é 7. Uma matriz quadrada de ordem 3 possui três linhas e três colunas. Uma matriz genérica é representada por: O determinante da matriz 3 x 3 pode ser calculado utilizando a Regra de Sarrus. Exercício resolvido: Calcule o determinante da matriz C.