Como avaliar um estudo de caso controle?

Índice

Como avaliar um estudo de caso controle?

Como avaliar um estudo de caso controle?

A estratégia a ser adotada para seleção do grupo controle depende do objetivo do estudo. Por exemplo, se a finalidade é avaliar fatores de risco para malária grave ou complicada (casos) o grupo controle deverá ser formado por indivíduos com parasitemia assintomática, ou formas leves de malária.

Qual é o resultado mais direto de um estudo de caso controle?

Seleção dos controles Os estudos caso-controle comparam a frequência da exposição (como o consumo de álcool) entre os indivíduos que tem uma doença e os indivíduos que não têm a doença.

O que é um estudo de caso controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. ... Em um estudo caso-controle, os indivíduos com e sem a característica ou doença de interesse são escolhidos pelo pesquisador.

Qual é a medida básica utilizada num estudo de caso controle?

Em estudos de caso controle, não é possível calcular a incidência da doença, pois começamos o estudo com pessoas doentes e não doentes. Medida de associação usada é a razão das chances ou odds ratio.

O que diferencia um estudo de coorte para um estudo de caso-controle?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Como pode ser controlado o efeito de um fator de confusão em um Estudo-caso-controle?

O método mais comumente empregado para controlar os fatores de confusão no delineamento de um estudo é a randomização. Durante a análise dos resultados, os fatores de confusão podem ser controlados pela estratificação e modelagem estatística.

Porque os estudos tipo caso-controle não permitem o cálculo direto do risco?

(risco atribuível). Os estudos caso-controle podem fornecer somente uma estimativa (aproximação) do risco relativo. Eles não podem ser utilizados para cal- cular risco atribuível, nem podem ser utilizados para calcular a incidência específica da doença em qual- quer grupo.

O que é estudo de coorte e caso-controle?

Estudos de Coorte (Cohort) e Estudo Caso/Controle (Case-control): “São estudos chamados de longitudinais(...). Isto significa que cada observação é analisada pelo menos duas vezes”. ... A diferença entre o Estudo de Coorte e o de Caso/Controle é em relação ao foco.

Quais são os passos para elaboração de um estudo caso-controle?

* * * Desenho básico E NE E NE Casos Controles * * * Passos para a elaboração de um estudo caso-controle 1) Selecionar uma amostra de uma população de pessoas com a doença (casos) 2) Selecionar uma amostra de uma população sob risco sem doença (controles) 3) Medir (em geral, não diretamente) as variáveis preditoras * * ...

Quais as medidas de associação efeito utilizados em estudos transversais e caso-controle?

Assim, o risco relativo e o odds ratio são as medidas de escolha para estudarmos os possíveis determinantes das doenças, sendo freqüentemente utilizados em estudos de coorte e de caso-controle, respectivamente.

Quais são os estudos de caso-controle?

Os estudos de caso-controle são geralmente baseados em dados passados, portanto todas as informações necessárias estão prontamente disponíveis, tornando-as rápidas para serem realizadas. Os cientistas podem analisar os dados existentes para analisar os eventos de saúde que já ocorreram e os fatores de risco que já foram observados.

Quais são os casos incidentes e controles?

Para cada caso, controles são selecionados aleatoriamente de indivíduos que encontram-se sob risco no momento do diagnóstico do caso, o que significa um emparelhamento pelo efeito de confusão do tempo. Informações adicionais são coletadas e analisadas no momento da seleção de casos incidentes e controles.

Como podem ser recrutados os controles?

Controles podem ser recrutados nos hospitais onde os casos foram obtidos, na vizinhança dos casos , nas mesmas escolas, entre amigos e colegas de trabalho dos casos, na população em geral sob esquem a de am ostra probabilística. Em qualquer situação haverá vantagens e des vantagens, sempre com possibilidade de resultados viesados.

Postagens relacionadas: