O que o CPOD avalia?
Índice
- O que o CPOD avalia?
- O que é CPOD e ceo-d?
- Quais os dentes índices examinados na faixa etária de 20 anos ou mais para o índice de perda de inserção periodontal?
- Qual a importância do CPOD?
- Como calcular o CPO-D de uma pessoa?
- O que significa CPO-D e ceo-D para que servem?
- Qual a diferença do índice CPO-D e ceo-d?
O que o CPOD avalia?
O índice CPOD, formulado por Klein e Palmer, em 1937, é usado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliar a prevalência da cárie dentária em diversos países. A sigla CPO tem origem nas palavras "cariados", "perdidos" e "obturados", e o D indica que a unidade de medida é o dente 20,21.
O que é CPOD e ceo-d?
Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em po- pulações são o CPO-D, para dentes perma- nentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
Quais os dentes índices examinados na faixa etária de 20 anos ou mais para o índice de perda de inserção periodontal?
São os seguintes os dentes-índices para cada sextante (se nenhum deles estiver presente, examinam-se todos os dentes remanescentes do sextante, não se levando em conta a superfície distal dos terceiros molares): Até 19 anos: 16, 11, 26, 36, 31 e 46. 20 anos ou mais: 17, 16, 11, 26, 27, 37, 36, 31, 46 e 47.
Qual a importância do CPOD?
É um índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para medir e comparar a experiência de cárie dentária em populações, seu valor expressa a média de dentes cariados, perdidos e obturados em um grupo de indivíduos.
Como calcular o CPO-D de uma pessoa?
Para o cálculo, deve-se quantificar o número total de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dividir pelo número de indivíduos examinados (geralmente aos 12 anos).
O que significa CPO-D e ceo-D para que servem?
INTRODUÇÃO: Os índices mais utilizados para medir a freqüência da cárie dentária em populações são o CPO-D, para dentes permanentes, e o ceo-d, para dentes temporários.
Qual a diferença do índice CPO-D e ceo-d?
Assim, o índice ceo-d é o correspondente ao CPO-D em relação à dentição decídua, mas inclui só os dentes cariados (c), com extração indicada (e) e obturados (o), excluindo os extraídos devido às dificuldades em separar os que o foram por causa de cárie dos perdidos pelo processo natural de esfoliação dentária.