Como calcular o INSS de condomínio?

Índice

Como calcular o INSS de condomínio?

Como calcular o INSS de condomínio?

INSS do Síndico O condomínio deve recolher 20% sobre o valor da taxa de que o síndico é isento ou do valor que recebe, sem limitação. Também deve-se reter 11% do recebido pelo síndico, ainda que em forma de isenção da taxa condominial.

Quanto o condomínio paga de INSS?

20% A contribuição previdenciária a cargo do condomínio é de 20% calculado sobre o valor pago, sem limite máximo.

Quais impostos um condomínio deve pagar?

Para resumir, montamos uma lista dos impostos de condomínio que devem ser pagos à Receita Federal: FGTS, INSS, PIS/COFINS, ISS e CSLL. FGTS: é o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. ... INSS: o pagamento do Instituto Nacional do Seguro Social deve ser realizado para todos os profissionais contratados.

Quem paga INSS síndico?

A Previdência Social classifica o síndico como um contribuinte individual* quando este é remunerado ou isento da taxa condominial. Nesses dois casos, ele deve contribuir.

Como fazer folha de pagamento de condomínio?

Quais são os pontos essenciais da folha de pagamento do condomínio?

  1. salário mensal de cada funcionário, designando o valor bruto (total) e o valor líquido (com descontos);
  2. horas extras trabalhadas pelos colaboradores;
  3. descontos gerados por faltas ou atrasos;
  4. valor de vale-transporte, vale-alimentação e/ou vale-refeição;

Como calcular INSS de porteiro?

Para calcular a alíquota efetiva, basta fazer o cálculo a seguir: valor da contribuição dividido pelo valor do salário (R$ 314,01 ÷ R$ 3.000,00 = 0,10467, ou seja, 10,4% de alíquota efetiva.

Quais são as obrigações tributárias de um condomínio?

Saiba quais são as principais obrigações fiscais do condomínio:

  • Cadastro CNPJ. Mesmo sem ter personalidade jurídica, é obrigatória a inscrição do condomínio junto à Receita Federal. ...
  • DARF. ...
  • DIRF. ...
  • RAIS. ...
  • Obrigações previdenciárias do condomínio. ...
  • Mão de obra com carteira assinada.
  • FGTS. ...
  • INSS.

Quais são as obrigações acessórias de um condomínio?

Os Condomínios deverão entregar: DIRF: É uma declaração anual, entregue a Receita Federal, onde é informado as retenções de impostos do ano anterior, mesmo que seja apenas um mês, sobre o imposto de renda retido de funcionários e impostos retidos sobre as notas fiscais de prestação de serviço.

Como se enquadra na qualidade de segurado o síndico de condomínios edilícios?

O síndico que não é remunerado pode se inscrever como segurado facultativo, desde que seja maior de 16 anos, não exerça atividade que o enquadre na categoria de segurado obrigatório do RGPS e não contribua para regime próprio de previdência.

Como pagar síndico?

No caso de síndicos profissionais, o salário fica, em média, entre cinco a seis salários mínimos. Indireta: é a opção de não cobrar a cota condominial do síndico. Caso a cota seja considerada muito alta, é possível isentar de forma parcial a taxa, registrando a parcela que irá ser cobrada na Convenção.

Como calcular o valor de condomínio?

A seguir, entenda como é feito o cálculo do valor de condomínio com base em uma taxa fixa: Faça uma projeção desse valor para 12 meses. Ou seja, calcule o quanto você gastará durante um ano. Utilize um índice de inflação para ajustar esse valor, já que os custos aumentarão no futuro.

Como calcular a remuneração do condomínio?

Com base nisso, é possível calcular a remuneração mensal e fazer o pagamento de horas extras. Também é possível calcular se deve ser feito algum tipo de desconto por atrasos. Se o condomínio possui o auxílio de uma administradora, o síndico deverá encaminhar a folha do ponto para a prestadora de serviço todos os meses.

Como fazer o cálculo do desconto INSS?

No cálculo desconto INSS as alíquotas estão sendo cobradas de forma progressiva, incidem sobre cada faixa de remuneração do segurado. fonte: Planalto.gov PORTARIA SEPRT/ME Nº 477, DE 12 DE JANEIRO DE 2021. Após a Publicidade está o exemplo de como fazer o cálculo desconto INSS utilizando a Tabela INSS acima.

Qual a isenção da cota condominial?

Ainda que a remuneração seja indireta, na forma de isenção de taxa condominial, deve haver o recolhimento. Deste modo, sempre que o síndico for remunerado, ou ainda que tenha apenas a isenção no pagamento da cota condominial, ele será considerado um contribuinte individual pela Previdência Social, devendo recolher o INSS.

Postagens relacionadas: