Como calcular IRPJ e CSLL lucro arbitrado?

Índice

Como calcular IRPJ e CSLL lucro arbitrado?

Como calcular IRPJ e CSLL lucro arbitrado?

O percentual que será aplicado sobre o lucro arbitrado será o mesmo exposto em lei para os outros regimes de tributação: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) 15%, Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) 9%.

Como fazer lucro arbitrado?

A apuração do lucro arbitrado é feita por meio de aplicação de percentuais que envolvem:

  1. Sobre a receita bruta quando ela é conhecida, sendo de acordo com o tipo e atividade econômica realizada.
  2. Quando a receita bruta não é conhecida, sobre valores fixados pela legislação fiscal.

Quando se aplica o lucro arbitrado?

O Lucro Arbitrado corresponde a um cálculo do imposto de renda utilizado pela autoridade tributária ou pelo contribuinte. Isso acontece quando a pessoa jurídica deixa de cumprir as obrigações acessórias determinadas pelo Lucro Presumido ou Real, como a não apresentação de documentos ou, até mesmo, por fraudes fiscais.

Como calcular CSLL lucro arbitrado?

Para empresas com lucro presumido, a base de cálculo da CSLL é 12% ou de 32% da receita bruta auferida no período. Essa receita corresponde às vendas (12%) e aos serviços prestados (32%), e a taxa é denominada alíquota de presunção.

Quando ocorre o lucro arbitrado?

A partir de 01.01.1995, ocorrida qualquer das hipóteses que ensejam o arbitramento de lucro, previstas na legislação fiscal, poderá o arbitramento: I) ser aplicado pela autoridade fiscal, em qualquer dos casos previstos na legislação do imposto de renda.

Qual alíquota do lucro arbitrado?

15% estão sujeitas as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro arbitrado? A alíquota do imposto de renda que incidirá sobre a base de cálculo arbitrada é de 15%.

Quais os critérios de apuração do lucro arbitrado?

2. arbitrado? O lucro arbitrado será apurado mediante a aplicação de percentuais: a) sobre a receita bruta quando conhecida, segundo a natureza da atividade econômica explorada; b) quando desconhecida à receita bruta, sobre valores (bases) expressamente fixados pela legislação fiscal.

Quando ocorre a inclusão de uma empresa no regime tributário lucro arbitrado?

Se a empresa optar pelo lucro real, pode arbitrar o lucro em um trimestre. De uma forma geral, o lucro arbitrado adotado por conta do contribuinte acontece em situações excepcionais devidamente comprovadas, seguindo os acordos das normas da legislação civil, desde que a receita bruta seja devidamente conhecida.

O que é o lucro arbitrado?

LUCRO ARBITRADO. O arbitramento de lucro é uma forma de apuração da base de cálculo do imposto de renda utilizada pela autoridade tributária ou pelo contribuinte. ... Por exemplo: quando o contribuinte optante pelo lucro real não tem o livro diário ou razão, quando deixa de escriturar o livro inventário, etc.

Quando ocorre a inclusão de uma empresa no regime tributário do lucro arbitrado?

Se a empresa optar pelo lucro real, pode arbitrar o lucro em um trimestre. De uma forma geral, o lucro arbitrado adotado por conta do contribuinte acontece em situações excepcionais devidamente comprovadas, seguindo os acordos das normas da legislação civil, desde que a receita bruta seja devidamente conhecida.

Qual a base de cálculo do lucro arbitrado?

A base de cálculo do lucro arbitrado será o montante determinado pela soma das seguintes parcelas: 1) o valor resultante da aplicação de percentuais variáveis, conforme o tipo de atividade operacional exercida pela pessoa jurídica, sobre a receita bruta auferida nos respectivos trimestres;

Qual a apuração do imposto de renda baseada no lucro arbitrado?

A apuração do Imposto de Renda que é baseada no lucro arbitrado contemplará todos os trimestres do ano, sendo garantida a tributação que tem base no lucro real ou presumido relacionada aos trimestres não submetidos ao arbitramento, caso a empresa:

Quando ocorrerá a tributação com base no lucro arbitrado?

A partir de 01.01.1997, a tributação com base no lucro arbitrado ocorrerá trimestralmente, em períodos de apuração encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário.

Como é distribuído o lucro arbitrado?

De acordo com o que é previsto na legislação, podem ser distribuídos os lucros ao titular, acionista ou sócio da pessoa jurídica, o valor que corresponde ao lucro arbitrado, após a retirada das contribuições e dos impostos, tais como o adicional do IRPJ, a CSLL, a COFINS, e o PIS/PASEP.

Postagens relacionadas: