Qual o valor do PAT?

Índice

Qual o valor do PAT?

Qual o valor do PAT?

A PARTICIPAÇÃO DO TRABALHADOR ESTÁ LIMITADA A 20% DO CUSTO DIRETO DA REFEIÇÃO. O VALOR MÁXIMO PARA FINS DE INCENTIVO É DE R$. 1,99 POR REFEIÇÃO FORNECIDA.

Como contabilizar o valor do PAT?

CONTABILIZAÇÃO DO PAT - PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. Os gastos realizados com o PAT deverão ser contabilizados em contas específicas de custos e despesas operacionais. A parte relativa à participação dos trabalhadores no programa será contabilizada como recuperação de custos ou despesas.

Como fazer cálculo no lucro real?

As alíquotas no regime do Lucro Real são calculadas com base no efetivo lucro obtido pela empresa. O cálculo do lucro é feito pela seguinte fórmula: Receitas – Despesas = Lucro Real.

Como calcular o PAT em dobro?

5º da Lei nº 9.532/97 [2], as pessoas jurídicas poderão deduzir, do lucro tributável para fins do imposto sobre a renda, o dobro das despesas comprovadamente realizadas no período base em programas de PAT, dedução esta limitada a 4% do imposto devido.

Qual o percentual de desconto do PAT?

Nos termos do art. 1º, § 1º do Decreto 05/1991, a participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeição.

Quais os benefícios fiscais do PAT?

Toda empresa que realiza seu cadastro no PAT tem direito a isenção de encargos sociais (INSS e FGTS) sobre o valor do benefício. Ao declarar imposto de renda pelo lucro real, sua empresa ainda pode contar com a dedução do incentivo fiscal por refeição cedida, limitada a 4% do imposto devido.

Como contabilizar despesas com refeições?

Já a aquisição de refeições prontas será contabilizada com base no valor da fatura do fornecedor, distribuído pela quantidade de refeições servidas correspondentes a cada área ou setor.

Qual é o limite da dedução do incentivo do PAT Programa de Alimentação do Trabalhador no imposto de renda de pessoa jurídica?

PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR (PAT) A dedução direta no imposto, relativa ao incentivo ao PAT, fica limitada a 4% do Imposto de Renda. A participação do trabalhador no PAT é limitada a 20% do custo direto da refeição.

Como fazer o cálculo do lucro real?

Para fins de cálculo do Lucro Real é aconselhável partir do lucro contábil antes das provisões do IRPJ e da CSLL, pois as mesmas são indedutíveis e não vão interferir no cálculo.

Por que optar pelo lucro real?

Dependendo da atividade da empresa, seus custos, despesas e margens de lucro, você acaba optando pelo lucro real. Para saber qual optar, claro, é preciso de uma análise tributária profunda que reúna todas essas informações. Há também o caso de empresas que obrigatoriamente precisam adotar o lucro real.

Como escolher o lucro real?

Por isso, o Lucro Real é considerado um modelo mais justo de recolhimento de impostos, o que não significa que outros regimes, como o Lucro Presumido, sejam descartados. A escolha vai depender da situação de cada empresa. Empresários que optam pelo Lucro Real também precisam ter uma contabilidade eficiente e detalhada.

Como calcular o imposto no lucro real?

Os exemplos acima mostram exatamente como calcular imposto no lucro real. O que significa que, com IRPJ e CSLL, o valor total de impostos a ser pago obrigatoriamente foi de R$ 8.200. Importante saber que ambos os tributos incidem sobre o lucro líquido do período-base, antes da provisão para o Imposto de Renda (IR).

Postagens relacionadas: