Qual é a maneira mais exata de determinar as bases de cálculos do IRPJ e da CSLL?

Índice

Qual é a maneira mais exata de determinar as bases de cálculos do IRPJ e da CSLL?

Qual é a maneira mais exata de determinar as bases de cálculos do IRPJ e da CSLL?

A base de cálculo deve ser ajustada no LALUR, o Livro de Apuração do Lucro Real, que mostra adições e exclusões de porcentagem de taxa conforme determinação do Governo. Após esses ajustes, é aplicado a alíquota da CSLL e chega-se ao valor que deve ser pago.

Como é calculado o PIS e Cofins no Lucro Presumido?

Como dissemos, a incidência cumulativa vale para as empresas que são tributadas pelo lucro presumido. A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do PIS, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: PIS ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).

Como calcular a CSLL no Lucro Presumido?

Por força do artigo 22 da Lei 10.684/2003, a base de cálculo da CSLL, devida pelas pessoas jurídicas optantes pelo lucro presumido corresponderá a:

  1. 12% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, serviços hospitalares e de transporte;
  2. 32% para:

Como calcular o PIS e COFINS?

Para calcular o PIS e da COFINS basta identificar o faturamento no mês e aplicar sobre ele a alíquota que informamos acima. Atente-se por possíveis benefícios fiscais como isenções e tributação monofásica. Já para calcular o IRPJ e o CSLL, estes são os passos:

Qual o valor a ser retido de PIS e COFINS?

O valor a ser retido de CSLL, PIS e COFINS corresponde à multiplicação da alíquota de 4,65% (correspondendo o percentual de 1% para CSLL, 0,65% para PIS e 3% para COFINS) sobre a base de cálculo. A base de cálculo da retenção é, em princípio, o total cobrado pelo serviço.

Qual a alíquota do COFINS?

COFINS. A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), também mensal, tem alíquota de 3%. Veja o exemplo abaixo, seguindo o mesmo número da conta feita no PIS:

Como calcular lucro presumido?

E no mundo dos negócios, saber como calcular impostos Lucro Presumido é essencial para entender se há vantagens ao escolhê-lo. Muitas vezes, os empresários optam pelo Lucro Presumido justamente porque o cálculo da tributação pode ser simplificado ou menos custoso.

Postagens relacionadas: