Como calcular INSS prestador de serviço?

Índice

Como calcular INSS prestador de serviço?

Como calcular INSS prestador de serviço?

A alíquota que deve ser aplicada para os autônomos é de 11% sobre a sua remuneração, respeitando-se o valor teto do INSS que é de R$ 642,34. A empresa contratante deve recolher ainda a contribuição patronal sobre o serviço prestado pelo autônomo, através de uma alíquota de 20% sobre a sua remuneração.

Como funciona o pagamento através de RPA?

O RPA é um documento que deve ser emitido por quem contratou o serviço e permite comprovar o pagamento a pessoas físicas sem caracterizar o vínculo CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Nele, podem-se recolher do valor final os tributos recolhidos pelo contratante, como INSS, IRRF e ISS.

Como usar o INSS no cálculo do RPA?

Aqui, vamos usar como exemplo um serviço prestado por um autônomo no valor total de R$ 5.300. No caso, o INSS no cálculo do RPA deve ser feito da seguinte maneira:

Qual a alíquota do INSS para RPA?

Mesmo com todas essas informações, é bastante comum os contribuintes acreditarem que exista um valor fixo de INSS para RPA. Como mencionamos anteriormente, cada valor bruto entrará em uma faixa de alíquota diferente, que pode ser 5%, 11% ou 20%. Caso o preço do serviço fique em até 1 salário mínimo, o autônomo se beneficia do Plano Simplificado]

Como calcular o INSS?

Além da maneira oficial de cálculo, conforme exposto acima, também é possível calcular o INSS pela TABELA SIMPLIFICADA (Não Oficial) ABAIXO. Realizando os cálculos com a tabela abaixo, é possível que haja divergências de centavos dos valores efetivamente devidos/descontados.

Como calcular os impostos sobre o RPA?

Calcular corretamente os impostos que incidem sobre o RPA exige atenção. Afinal, qualquer descuido na hora do recolhimento pode trazer como consequência uma cobrança maior ou menor de tributos e contribuições. E, assim, problemas com autoridades tributárias e previdenciárias causando cobrança de juros, multas e até mesmo a inscrição como devedor.

Postagens relacionadas: