Como calcular Vy e VX?
Como calcular Vy e VX?
1- A velocidade possui uma componente horizontal, que não depende do valor de x, que é a seguinte: Vx = V0 cosα. É importante lembrarmos que obtemos a velocidade total pela composição vetorial entre Vx e Vy.
Como calcular o Vox e VOY?
A velocidade de lançamento do projétil pode ser decomposta em dois eixos.
- Vox = Vo·cosβ
- Voy = Vo·senβ
Como achar o V0?
Se você conhece os valores da velocidade final, da aceleração e do tempo, utilize a seguinte equação:
- Vi = Vf - (a * t)
- Entenda o que significa cada variável: Vi representa a "velocidade inicial" Vf representa a "velocidade final" ...
- Observe que esta é a equação padrão utilizada para calcular a velocidade inicial.
Como calcular voy?
Para calcular o lançamento oblíquo no sentido vertical, utiliza-se a fórmula da Equação de Torricelli:
- v2 = v02 + 2 . a . Δs.
- H = v02 . sen2θ/2 . g.
- S = S0 + V . t.
- A = v . cosθ . t.
- A = v2. sen2θ/g.
Que fórmula pode ser utilizada para calcular o alcance horizontal do projétil?
cosθ. senθ pode ser substituído pela identidade trigonométrica sen2θ, sendo assim, a equação final para a determinação do alcance horizontal em um lançamento oblíquo será: O alcance será o máximo possível quando o ângulo de lançamento for igual a 45°.
Como faço para achar a velocidade inicial?
ΔT = ΔS/Vm Usada para medir o intervalo de tempo gasto no deslocamento. Dividi-se o deslocamento pela Velocidade Média. Para transformar unidade menor em uma maior por exemplo: centímetros em metros.