Como calcular o INSS que a empresa deve pagar?

Índice

Como calcular o INSS que a empresa deve pagar?

Como calcular o INSS que a empresa deve pagar?

Para calcular o INSS Patronal das empresas de Lucro Real e Lucro Presumido, basta aplicar a alíquota de 20% sobre o valor total das folhas de pagamentos dos funcionários do seu negócio. Nos outros casos citados, o valor a ser pago é calculado automaticamente e estipulado nas guias específicas de cada regime.

Como fazer o cálculo do valor devido na GPs?

O cálculo do valor devido na GPS é realizado automaticamente desde 2015, podendo ser feito de duas maneiras: por meio da central de atendimento ao contribuinte (o Central 135) ou pelo próprio site da instituição. Pelo telefone, é preciso ligar e seguir as instruções. Já pelo site é mais simples. Nesse caso, o passo a passo é o seguinte:

Qual a alíquota para pagamento das contribuições da GPs?

As alíquotas para pagamento das contribuições da GPS variam de acordo com o salário e o tipo de trabalhador: empregado, contribuinte individual, contribuinte facultativo, empregado doméstico e contribuinte especial. O SAL permite o cálculo de contribuições atrasadas, considerando os acréscimos previstos em lei, e atualiza os valores devidos.

Como calcular o GPS pelo INSS?

Para calcular GPS de forma simples pelo site do INSS basta seguir os passos abaixo. Confira: escolha o mais adequado entre os módulos apresentados, sabendo que podem ser para contribuintes filiados antes ou depois de 99 ou para empresas e equiparadas e órgãos públicos;

Como calcular os juros da GPs?

Os juros, de acordo com o site da Receita Federal, são calculados com base na taxa SELIC e computados a partir do primeiro dia do mês subsequente ao do vencimento da GPS, até o último dia do mês anterior ao do pagamento. Já no mês do pagamento da GPS, é imputada a taxa de 1% sobre o valor.

Postagens relacionadas: