Como calcular a aceleração da gravidade de um pêndulo simples?

Índice

Como calcular a aceleração da gravidade de um pêndulo simples?

Como calcular a aceleração da gravidade de um pêndulo simples?

A forma de proceder é simples: construa um pêndulo, usando uma linha de NYLON e o peso. Deixe o pêndulo oscilar, anotando o tempo necessário para que ele o faça 10 vezes. Dividindo-se este tempo por 10, temos o período de oscilação do pêndulo. Repita a experiência com uma linha maior.

Que outro experimento pode ser feito para medir a aceleração da gravidade?

Um dos possíveis experimentos de baixo custo que podem ser desenvolvidos em sala de aula envolve o pêndulo simples. Com ele, é possível medir o valor da aceleração da gravidade local sem muitas complicações.

Como calcular um pêndulo simples?

Período do pêndulo T é o período, em segundos (s). L é o comprimento do fio, em metros (m). g é a aceleração da gravidade, em (m/s2). Através do período, pode-se conhecer o menor intervalo de tempo para que o movimento ocorra e essa fórmula deve ser utilizada em pequenas oscilações, quando o ângulo é menor que 10º.

Como calcular a frequência de um pêndulo simples?

Derivada dessa grandeza, existe a frequência (f), numericamente igual ao inverso do período (f = 1 / T), e que portanto se caracteriza pelo número de vezes (ciclos) que o objecto percorre a trajectória pendular num intervalo de tempo específico.

Qual seria o valor da aceleração gravitacional na superfície de um planeta?

A aceleração da gravidade dos planetas depende de seu raio e também de sua massa, confira o valor da gravidade na superfície dos planetas e outros corpos celestes do Sistema Solar: Mercúrio: 3,7 m/s² Vênus: 8,87 m/s² Terra: 9,80 m/s²

Como varia a aceleração da gravidade?

O módulo da aceleração da gravidade na superfície da Terra varia de acordo com a distância em que nos encontramos com relação ao núcleo terrestre. A uma distância de aproximadamente 6370 km, quando nos encontramos ao nível do mar, a gravidade terrestre vale, em média, 9,8 m/s².

Como podemos medir a gravidade?

Resposta: Essa fórmula pode ser resumida pela equação F = ma, onde F é a força, m é a massa do corpo e a é a aceleração. Com o uso dessa lei, é possível calcular a força da gravidade de qualquer corpo na superfície da Terra usando a aceleração da gravidade conhecida.

Como calcular a aceleração do pêndulo?

Deixe o pêndulo oscilar, anotando o tempo necessário para que ele o faça 10 vezes. Dividindo-se este tempo por 10, temos o período de oscilação do pêndulo. Repita a experiência com uma linha maior. Depois calcule o valor da aceleração da gravidade de acordo com a fórmula acima.

Como determinar a aceleração da gravidade?

Determinem a partir dos gráficos (dos coeficientes das retas ajustadas, quando for o caso) a aceleração da gravidade. Não se esqueçam de indicar o intervalo de precisão (erros) na determinação da gravidade (este erro deve ser devidamente propagado a partir do erro encontrado no coeficiente angular da reta ajustada).

Como calcular o período do pêndulo?

Depois calcule o valor da aceleração da gravidade de acordo com a fórmula acima. a) Calcule o período do Pêndulo 1: Some os valores das 5 medidas de período obtidas com cada pêndulo e divida o resultado por 5.

Como calcular a frequência do pêndulo?

Repita a contagem por 5 vezes e anote seu resultado na Tabela 1. Desloque o pêndulo de uma grande amplitude (~30° e repita os passos anteriores). Calcule o período e a frequência e compare seus resultados. Departamento de F´ısica - CCE F´ısica Experimental Roteiro

Postagens relacionadas: